Psicologia Econômica e Consumo

Psicologia Econômica e Consumo

Caras/os Leitoras/es,

Na semana passada perguntei se era fácil reduzir nossos gastos mensais, a resposta foi “não”. Por quê???

Atualmente há vários estudos relacionando nossos comportamentos financeiros com a psicologia, ou seja, geralmente temos dificuldade em deixar de comprar algo ou agimos por impulso.

Pense comigo!!! Antigamente (não precisa pensar no tempo de nossos avós, volte somente uns 20 anos), como as ofertas de produtos e serviços chegava até nós? Era por meio de jornais e revistas (não existiam tantos títulos como hoje),  televisão (tinham imagens ruins e uma programação sem muitos atrativos) ou algumas propagandas em outdoor (sem muita expressão ou pouco interativas).

E hoje? Bem, fica difícil enumerar os meios de comunicação existentes, até porque eles “brotam da terra” numa velocidade assustadora. Só para exemplificar temos, a internet e todas suas extensões (e-mails / redes sociais),  os celulares e seus derivados, sem falar da TV digital, dos outdoors interativos (com vídeo – diga-se de passagem, tiram a atenção dos motoristas – cuidado!!!).

Entenderam os motivos pelos quais torna-se difícil reduzir nossos gastos, nossa sociedade de consumo cada vez mais gera uma necessidade artificial de “comprarmos sempre mais”, dramatizando um pouco, é como um vício. Diariamente somos “bombardeados” pelo “ter” sobrepondo o “ser”.

Imaginem o quanto é difícil reduzir gastos, em se tratando de uma pessoa, por exemplo alguém solteira/o, e se essa pessoa for casada/o (dobra o desafio – duas pessoas) e se tiver filho/os (triplica ou quadruplica tal desafio).

Portanto, iniciarmos um esforço para reduzirmos nossas despesas tem que envolver todos os membros da família, abrindo o jogo de quanto é a renda familiar e quanto são os gastos, somente assim, aumentamos as chances de conseguirmos “andar na frente”, ou seja, ganhar o dinheiro primeiro para depois pensar em gastar. A outra alternativa é continuarmos “no vermelho” pagando quantias “astronômicas” de juros, IOF (imposto sobre operações financeiras), TAC (taxa de abertura de crédito), tarifas, e outras “sopas de letrinhas” que fazem a festa de Bancos, Financeiras e Administradoras de Cartões de Crédito (para se ter uma idéia a folha de pagamento do sistema financeiro é paga somente com tarifas arrecadas).

Mais informações sobre Psicologia Econômica, consultem o site da Prof. Dra. Vera Rita de Mello Ferreira (também é docente na FIPECAFI): https://www.verarita.psc.br/português.php, lá vocês encontram além de artigos, explicações sobre o tema, entrevistas, como a concedida à TV Cultura, em 13/03/2010 (https://www.tveducacaofinanceira.com.br/episodios.asp?IDVideo=TVEF2_Episodio02).

Na próxima semana trarei alguns exemplos de como gerenciar nossos recebimentos e nossos pagamentos.

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