Psicologia – Finanças Pessoais e corona vírus!

Psicologia – Finanças Pessoais e corona vírus!

Caras/os Leitoras/es,

A pergunta que todos nós mais fazemos agora é o que vai acontecer, com nossa saúde, com o mundo, com nossa economia e com nossa vida pessoal e financeira.

E qual é a resposta?

Não sabemos e infelizmente é isso que nos traz angústia.

A situação vivenciada hoje não tem paralelo no mundo, muitos falam de similaridade com a “Gripe Espanhola” de 1918, porém hoje temos (em geral) uma comunicação melhor, melhores redes de saúde, tecnologia farmacológica e de exames laboratoriais mais avançadas, mesmo assim não podemos deixar de admitir que estamos vivenciando dias duros.

No trecho de um artigo de 07/05/2009 (referente a Gripe Suína – H1N1 – de Fabiane Leite), podemos verificar as dificuldades de lidar com situações dessa natureza (disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/339458/complemento_2.htm?sequence=3&isAllowed=y):

“A maioria dos países ainda não é capaz de executar os testes em larga escala, o que provoca um acúmulo de casos suspeitos que mascaram as estatísticas (é o caso do Brasil). Se o número de mortes já é difícil de estabelecer, o de pessoas infectadas é ainda mais difícil, uma vez que sequer o período de incubação é bem conhecido. Existe ainda a possibilidade de o vírus ser relativamente brando e um número grande de pessoas infectadas se curar sem saber que foram infectadas. Como estas pessoas não são incluídas nas estatísticas, a taxa de letalidade pode ser superestimada.”

Em relação a previsões, acredito que poucos ou ninguém acertará, pois seria a mesma situação quando estamos em uma chuva forte e não conseguimos enxergar 50 metros à nossa frente, naquele momento, se perguntarem o que estamos enxergando, diremos que quase nada, porém depois de alguns minutos a tempestade vai passando e novamente conseguimos enxergar, mas na situação atual, se quer temos a noção da duração da tempestade.

Com certeza, após a tempestade teremos muitas lições a serem aprendidas, em relação ao assunto desse blogeducação financeira e previdenciária”, poderemos aprender que ter uma reserva emergencial para pagarmos nossos compromissos fixos, por 6 meses, talvez seja uma atitude a ser pensada. Isso vale também para as empresas, condomínios etc. No âmbito pessoal, também teremos muitas lições a serem apreendidas.

O mundo conectado e sem fronteiras tem muitos aspectos positivos, mas também tem ônus a serem considerados, um deles é a propagação muito rápida de notícias falsas e imagens reais fortes, pós decretação de uma pandemia (doença epidêmica amplamente disseminada). Para alguns é indiferente sob o aspecto psicológico, mas para outros pode trazer reações não positivas ou de ansiedade, motivo pelo qual, temos que tratar de nossa saúde física, financeira e, principalmente, mental, pois ela pode influenciar as duas anteriores.

Em situações como essa, o ser humano tenta buscar um culpado, segundo relatos iniciais o vírus teria origem na China e foi se espalhando por todos os continentes, até a Organização Mundial da Saúde (OMS), decretar pandemia em 11/03/2020. Análogo ao vírus da gripe suína (H1N1), este também pode ter sido originado em animais (morcegos), evidenciando talvez uma necessidade de maiores cuidados fitossanitários. Há suposições sobre eventuais benefícios econômicos com a virose, que poderão ser identificados por meio de estudos, mas se confirmada tal suposição, ela estaria em paralelo com as maiores atrocidades perpetradas pela humanidade.

Neste momento, precisamos de resiliência, depois precisaremos de força para vencer os desafios, que ainda não sabemos quais serão.

Que Deus ilumine os Profissionais de Saúde, de Segurança, dos Comércios Essenciais, de sabedoria aos Governantes de todas as Nações e conforte a todos os seres humanos nesse momento tão difícil.

Na próxima semana, apresento novo assunto.

Compartilhar: