Qual a melhor forma de pagar IPVA, IPTU, Material Escolar e outros compromissos em 2 0 1 3 ?

Qual a melhor forma de pagar IPVA, IPTU, Material Escolar e outros compromissos em 2 0 1 3 ?

Caras/os Leitoras/es,

Por que falar do ano de 2013 e não 2012?

Calma, eu explico.

A melhor forma de pagar os compromissos do início do ano é À VISTA, por meio das reservas acumuladas em períodos anteriores, ou mesmo dentro do último ano. Este é o motivo pelo qual citei os compromissos de 2013 que deveriam estar sendo planejados desde já.

Importante relembrarmos os primeiros posts editados em 2010 “Possíveis causas de um desequilíbrio financeiro”, de 28/11/2010, disponível em (https://www.revide.com.br/blog/valdir-domeneghetti/post/possiveis-causas-de-um-desequilibrio-financeiro/) e “Árvore de dinheiro, existe?”, 10/12/2010, disponível em (https://www.revide.com.br/blog/valdir-domeneghetti/post/arvore-de-dinheiro-existe/), neles vocês poderão encontrar algumas dicas de como vencer o desafio dos compromissos de início de ano.

Certo, mas para os casos em que a pessoa não tenha reservas para pagar à vista, como proceder?

1) IPVA - o Estado de São Paulo está concedendo para 2012 os mesmos 3% do ano passado, para pagamento à vista ou sem desconto em 03 vezes (janeiro, fevereiro e março), ou ainda, sem desconto em parcela única para fevereiro;

2) IPTU – o desconto varia de cidade para cidade, no caso da Prefeitura de Ribeirão Preto, ela está concedendo 10% para pagamento à vista ou sem desconto em 12 vezes (janeiro a dezembro);

Se for necessário utilizar empréstimos bancários, pague IPVA/IPTU parcelados e recorra ao empréstimo quando do vencimento das parcelas. FUJA do CHEQUE ESPECIAL, os juros são ALTOS DEMAIS, prefira empréstimos parcelados ou consignado em folha de pagamento, com juros menores.

3) Material Escolar – o desconto e o parcelamento depende da livraria/papelaria escolhida, neste caso vale a pena cotar preços ou fazer compra coletiva (reunindo vários pais);

Parcele ao máximo na livraria/papelaria, se não houver juros, caso houver encargos, compare se os mesmos são menores que o dos bancos e opte pelo mais em conta.

4) Fatura do cartão de crédito com as compras/viagens e despesas das Festas de Final de Ano;

CUIDADO COM O PAGAMENTO MÍNIMO DA FATURA DO CARTÃO, em 10/04/2011 postei um matéria sobre este assunto “Empréstimos ou Financiamentos 5 – Faturas de Cartões de Crédito”, disponível em (https://www.revide.com.br/blog/valdir-domeneghetti/post/emprestimos-ou-financiamentos-5-faturas-de-cartoes/), dependendo dos juros a dívida é eterna.

A solução é recorrer a empréstimos parcelados ou consignados em folha de pagamento, com juros menores, liquidando a fatura integralmente.

Vejam, se vocês não tiverem reservas para pagar à vista, o fluxo de caixa (recebimentos e pagamentos) ao longo de 2012 estará comprometido com o  pagamento do IPVA, IPTU, Material Escolar e Fatura do Cartão de Crédito das Festas de Final de Ano, sem esquecer é claro, que já em janeiro temos os compromissos fixos (água, luz, telefone, condomínio, aluguel, supermercado, mensalidades escolares, etc.).

ACABE COM ESTE CÍRCULO VICIOSO, comece a planejar os compromissos de 2013 agora!!! Não é difícil, basta ter atitude, identifique as despesas e acompanhe por três meses e verifique se as mesmas são maiores que sua renda?

Neste caso há duas opções: aumentar a renda ou diminuir as despesas (pesquisando preços; racionalizando o consumo de água, energia, combustível; substituindo empréstimos com juros mais caros por mais baratos por meio da portabilidade de crédito; etc.) e não se esqueça, esta é uma tarefa da família toda.

Mãos à obra e Feliz início de 2 0 1 3 !!!

Na próxima semana apresento considerações sobre o aumento das aposentadorias e do salário mínimo!

Compartilhar: