
Semana Nacional de Educação Financeira – ENEF – Compartilhe esta iniciativa?
Caras/os Leitoras/es,
Importante inicialmente é entender o conceito e objetivos da ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), que segundo seu site é: “uma mobilização multissetorial em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil. A estratégia foi instituída como política de Estado de caráter permanente, e suas características principais são a garantia de gratuidade das iniciativas que desenvolve ou apoia e sua imparcialidade comercial. O objetivo da ENEF, criada através do Decreto Federal 7.397/2010, é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. A estratégia foi criada através da articulação de sete órgãos e entidades governamentais e quatro organizações da sociedade civil, que juntos integram o Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF.”
Dentre várias atividades, ela desenvolve a Semana Nacional de Educação Financeira, cuja 5ª edição irá ocorrer entre 14 e 20 de maio deste ano. No ano de 2017 esta semana nacional catalogou mais de 3.600 ações, originadas de 101 instituições públicas e privadas, abrangendo ao redor de 3 milhões de pessoas em todo o território nacional.
Participe também deste grande esforço nacional para promover a educação financeira no país. Cadastre e divulgue aqui a sua ação!
COMPARTILHE SUA INICIATIVA JUNTO AO ENEF. Vejam como é fácil, é seguir as instruções:
“Clique aqui e cadastre sua iniciativa. Fique atento para as ORIENTAÇÕES E CRITÉRIOS a seguir.”
ORIENTAÇÕES E CRITÉRIOS
“A Semana Nacional de Educação Financeira estimula o desenvolvimento de iniciativas alinhadas à ENEF que contribuam para a promoção de conhecimento, informação e orientação em Educação Financeira.
As iniciativas devem observar as finalidades e as diretrizes da ENEF, conforme Decreto nº 7.397, de 22/12/2010, também disponíveis no site Vida&Dinheiro (www.vidaedinheiro.gov.br), e os critérios abaixo, em especial a gratuidade, a ausência de qualquer viés comercial e a proibição de venda de produtos ou serviços.”
“1. É importante que a atividade ocorra de 14 a 20 de maio de 2018 e que seja gratuita para o público-alvo, vedada a cobrança de qualquer valor, mesmo que a título de ressarcimento de materiais didáticos ou certificados de participação;
2. Tais iniciativas não podem envolver propaganda/venda de produtos e serviços;
3. As informações oferecidas devem ser tecnicamente corretas, atualizadas e precisas, sem prejuízo de haver alguma adaptação da linguagem aos participantes;
4. Situações que envolvam assessoramento podem, por vezes, abranger atividades profissionais que exijam autorização governamental ou certificação. Neste caso, mesmo gratuitas, devem ser oferecidas por pessoas devidamente habilitadas;
5. Os temas a serem abordados devem estar relacionados à educação financeira e previdenciária, podendo abranger conteúdos de caráter transversal/multidisciplinar ou setorial, específicos dos órgãos e entidades representadas no CONEF.
Para orientação sobre como ações de educação financeira podem ser desenvolvidas e ofertadas a adultos, sugerimos consultar o documento “Orientações para Educação Financeira de Adultos”, desenvolvido pelo CONEF.”
“Os conteúdos para escolas podem abranger objetivos, competências e conteúdos do Programa Educação Financeira nas Escolas, disponíveis no documento “Orientações para Educação Financeira nas Escolas”. Para mais informações, acesse a página específica do Programa (https://www.edufinanceiranaescola.gov.br/).”
“Não há garantia do CONEF quanto aos eventos realizados por parceiros e outras instituições, bem como por conteúdos veiculados durante a Semana ENEF. Não obstante, ocorrências e situações em desacordo com as diretrizes e princípios da Estratégia Nacional de Educação Financeira e as orientações aqui descritas poderão ser comunicadas à organização da Semana ENEF por meio do “Fale Conosco” disponível no site da ENEF.”
Na próxima semana, apresento novo assunto.