Terceiro post - Canais de Acesso e Pagamentos do Varejo - Dados estatísticos 2012 do BACEN

Terceiro post - Canais de Acesso e Pagamentos do Varejo - Dados estatísticos 2012 do BACEN

Caras/os Leitoras/es,

Nesta nova estatística do Banco Central do Brasil – BACEN e dos Bancos Múltiplos, apresenta-se outra visão das transações bancárias por canais de atendimento realizadas em 2012 (Agências/Postos tradicionais; ATM/Máquinas de Auto Atendimento; Centrais de Atendimento via telefone; Correspondentes Bancários/agências dos correios/lotéricas/lojas; Intenet/Home e Office Banking e Telefones/Celulares/PDAs).

Vejam que interessante, as transações (tabela abaixo) como pagamento de Bloquetos de cobrança e convênios; Consultas a Extrato/Saldo; Depósitos; Empréstimos e Financiamentos; Ordem de transferência de crédito; Outras Financeiras; Outras não Financeiras e Saques, com características diferentes, são realizadas em canais específicos/preferenciais, por exemplo:

a)   O pagamento de Bloquetos de cobrança e convênio são realizados em sua maioria nos Correspondentes Bancários;

b)   As Consultas a Extratos/Saldos são preponderantemente efetuadas na Internet, Home e Office Banking;

c)   Quanto aos Depósitos há migração para os ATM (máquinas de auto-atendimento);

d)   Em relação a Empréstimos e Financiamentos a escolha recai sobre as Agências e Postos tradicionais, em função da necessidade de orientação pessoal;

e)   As Ordens de transferência de crédito recaem maciçamente na Internet, Home e Office Banking;

f)    Nas outras transações financeiras o domínio também é da Internet, Home e Office Banking;

g)   Nas outras transações não financeiras a preferência dos clientes é pelo atendimento nas Agências e Postos tradicionais;

h)   Finalmente os Saques de dinheiro em espécie são realizados em sua maioria nos ATM (máquinas de auto-atendimento), aliás esta foi uma das primeiras funções dessas máquinas;

Esta estatística demonstra que as pessoas realizam transações bancárias em determinados canais, um detalhe a ser ressaltado é que cada vez mais a escolha recai sobre canais de auto-atendimento, ou seja, o melhor é fazer transações sem a necessidade de entrar nas filas das Agências.

A medida em que são automatizados os meios de pagamentos será reduzida também a necessidade de transações físicas, aquelas que utilizam algo concreto como dinheiro em espécie (saques), retiradas de talões de cheques e o consequente depósito desse meios de pagamento físicos. Quanto mais se caminha para os pagamentos e transferências eletrônicas, menor serão os saques, cheque e depósitos.

Apresentar estas estatísticas do BACEN nos últimos três posts, contribuem para consumidores, comerciantes e população em geral observar a tendência dos meios e instrumentos de pagamentos e os canais utilizados para realizar tais transações, inclusive direcionando seu trabalho/negócio.

No próximo post, apresento novo assunto.

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