Tesouro Direto – Estoque Aplicado após 17 anos

Tesouro Direto – Estoque Aplicado após 17 anos

Caras/os Leitoras/es,

A aplicação em Títulos do Governo Federal, por meio direto das pessoas físicas (Tesouro Direto), teve início no ano de 2002. Desde esta data, houve uma evolução considerável no volume aplicado, ou seja, o ano inicial fechou com saldo aplicado pelos investidores de R$ 63,3 milhões de reais, atingindo em julho de 2019, R$ 57,8 bilhões de reais, conforme gráfico abaixo do Balanço do Tesouro Direto, disponível em (https://www.tesouro.gov.br/fr/tesouro-direto-balanco-e-estatisticas).

Notem, que a estratégia do governo ao disponibilizar esta modalidade ao aplicador pessoa física, era alongar o perfil da dívida e torná-la mais estável (geralmente pessoas físicas movimentam pouco os títulos), minimizando um pouco a dependência dos bancos.

Esta forma direta de aplicar em títulos, reduz a rentabilidade dos bancos e por muitos anos era desestimulada ou mesmo “escondida” pelos funcionários dessas instituições financeiras, porém, com o advento das corretoras independentes, houve uma maior divulgação e os aplicadores sentiram confiança e aprenderam a realizar operações junto ao Tesouro Direto, aumentando consideravelmente o estoque aplicado.

Em que pese este aumento importante, a ideia original de quando foi criada esta modalidade de investimento, ainda não está sendo atingida, ou seja, o volume de títulos em poder das pessoas físicas é insignificante em relação ao total da dívida do governo federal.

Vejam no quadro acima, disponível em (https://www.tesouro.fazenda.gov.br/relatorio-mensal-da-divida), a dívida é em trilhões de reais (3,99 trilhões em 31/07/2019). Analisando o estoque do Tesouro Direto, em relação a dívida total do Governo Federal,  temos apenas 1,44% em mãos de pessoas físicas diretamente (compram títulos direto do Tesouro). A título de comparação, em 2006 esse percentual era de irrisórios 0,09%, cresceu, mas o País ainda tem forte dependência dos bancos para rolar sua dívida interna.

No próximo post, apresento outras informações deste assunto.

Compartilhar: