À vista ou a prazo? Eis a questão! Qual é a melhor alternativa pagar IPTU, IPVA, Material Escolar, Fatura do Cartão de Crédito?

À vista ou a prazo? Eis a questão! Qual é a melhor alternativa pagar IPTU, IPVA, Material Escolar, Fatura do Cartão de Crédito?

Caras/os Leitoras/es,

Suas vidas financeiras de 2018 estarão ligadas, umbilicalmente, com as decisões desses 2 primeiros meses do ano, ou seja, vocês podem optar por novos hábitos financeiros proporcionando melhorias gerenciais em suas contas, ou continuar com os antigos hábitos de descontrole sistemático.

Esqueceram ou não conseguiram constituir reservas para pagar à vista as contas desse início de ano, como proceder então?

1) Fatura do cartão de crédito com as compras/viagens e despesas das festas de Final de Ano;

► “FUJAM” DO PAGAMENTO MÍNIMO DA FATURA DO CARTÃO, dependendo dos juros a dívida se torna “ETERNA”. A melhor opção é recorrer aos empréstimos parcelados ou consignados em folha de pagamento, com juros menores, para liquidar a fatura integralmente.

2) IPTU – há descontos diferenciados entre as cidades, no caso de Ribeirão Preto, é concedido 10% para pagamento à vista ou sem desconto em 12 vezes (janeiro a dezembro);

► Caso seja necessário utilizem empréstimos bancários, paguem os impostos (IPVA/IPTU) parcelados e recorra aos empréstimos quando do vencimento das parcelas. “FIQUEM LONGE do CHEQUE ESPECIAL, os juros dessa modalidade são ALTÍSSIMOS (IMPAGÁVEIS NO LONGO PRAZO). Deem preferência aos empréstimos parcelados ou consignado em folha de pagamento, eles possuem juros menores.

3) IPVA - São Paulo está concedendo para 2018 os mesmos 3% de outros anos, para pagamento à vista ou, sem desconto em 03 vezes (janeiro, fevereiro e março), ou ainda, sem desconto em parcela única para fevereiro;

4) Material Escolar – neste caso a política de desconto/parcelamento varia conforme a livraria/papelaria escolhida, o ideal é cotar preços ou fazer compra coletiva (reunindo vários pais);

► Utilizem ao máximo o parcelamento da livraria/papelaria, se não houver juros, caso tenha juros, compare-os com o do banco e opte pelo menor.

Vejam, se vocês não tiverem reservas para pagar à vista, o fluxo de caixa (recebimentos e pagamentos) ao longo de 2018 ficará comprometido com o pagamento das parcelas do IPVA, IPTU, Material Escolar e Fatura do Cartão de Crédito, além dos compromissos fixos mensais (água, luz, telefone, condomínio, aluguel, supermercado, mensalidades escolares, etc.).

Para aqueles que possuem reservas, NÃO HÁ DÚVIDA: PAGUEM Á VISTA todas as contas deste início de ano e continuem mantendo a política de constituírem estas “reservas”, “fundo de caixa”, “economias” (coloque o apelido que quiser), porém, sem estas a vida financeira durante o ano fica bastante comprometida.

No próximo post, apresento novo assunto.

Compartilhar: