
Brasil de alma lavada
Na última sexta feira amanheci com a minha alma futebolística lavada. Não achem que foi por causa da conquista do bi campeonato do Internacional na Libertadores da América, muito menos pela goleada do Palmeiras sobre o Vitória da Bahia que garantiu o time de Felipe Scalari na próxima fase da Copa Sul Americana. O responsável por lavar a m’alma foi um garoto negro de apenas 18 anos.
A decisão de Neymar em continuar no Santos entra para a história do futebol brasileiro e nos tira o complexo de vira lata no mundo da bola após o fiasco cometido pela seleção brasileira na Copa da África. O complexo de vira lata foi criado pelo dramaturgo Nelson Rodrigues após a derrota do Brasil na final da Copa de 1950 para os uruguaios em pleno Maracanã. O sim de Neymar tem um significado muito maior do que rejeitar uma proposta milionária dos ingleses.
Quando ele diz: “sim, eu vou ficar” ele valoriza o futebol brasileiro, valoriza o seu país porque mostra ao mundo que apesar de vivermos em um país emergente não é o dinheiro que vai completar a nossa felicidade. Mostra que ter muito dinheiro é bom, mas que estar em nossa terra, ficar ao lado dos amigos, da família pode ser melhor.
Fico imaginando a cara dos clubes estrangeiros que vivem afirmando que basta mostrar umas notinhas de euro ou dolar para que o brasileiro não se agüente e logo vai entregando seus ídolos. O mais impressionante desta história é que a decisão de ficar no Santos foi exclusivamente dele. Pelo Pai e pelo empresário, o jogador já estaria a esta hora treinando no Chelsea na Inglaterra. Valeu Neymar, se para mim você era apenas um jogador diferenciado, hoje você é um jovem ídolo. Voce me fez lembrar uma frase muita dita pela torcida brasileira nos estádios. “ Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”. Não foi a primeira vez que Neymar tomou uma decisão como esta. Há quatro anos atrás o empresário Wagner Ribeiro levou o jogador para fazer testes no futebol espanhol. Há época, Neymar tinha apenas 14 anos.
Não é preciso dizer que o garoto passou em todos os testes que fez nos clubes da Espanha. Apesar da pressão imposta pelo empresário para que o craque ficasse Neymar resolveu continuar no santos. Como prêmio pela escolha o jogador passou a receber um salário de R$ 15 mil mensais quando ingressou na categoria sub-15.