Dr. Valter De Paula (1943-2016): uma vida dedicada à aprendizagem

Dr. Valter De Paula (1943-2016): uma vida dedicada à aprendizagem

Foi uma HONRA trabalhar, conhecer e conviver com D. Valter de Paula no Centro Universitário Barão de Mauá. Mesmo escrevendo honra com negrito, itálico e sublinhado ainda é insuficiente para dizer as qualidades deste ser humano nos esforços pela qualidade das relações humanas no ambiente de trabalho e pessoal.

Dr. Wlater era amigo de todos e todas. Sempre tinha uma palavra amiga, um conselho profissional ou um estímulo para se avançar no processo de ensino-aprendiagem, da dodiscência que tão bem analisa Paulo Freire.

Atento a todos e todas, as necessidades de professores, alunos e funcionários não media esforços para fazer do Centro Universitário Barão de Mauá, nos 40 anos que se dedicou a instituição, para fazer dela um reflexo, no presente, dos ideais defendidos por seus fundadores, em especial o Spinelli: um espaço democrático, mesmo diante de tantos autoritários; um espaço diverso, ainda que em face de tantos que gostariam de negar a essência da Universidade, no caso de Centro Universitário, um universo de diversidades de etnia, de gênero, de classes e de ideias e práticas.

Era mais que um administrador, era um cientista do cotidiano que fazia do sonho quase impossível uma possiblidade real.

Lembro-me do sorriso sempre afável com que ele nos recebia para atender, mais do que para ouvir, as demandas do cotidiano e do futuro da instituição. Em meio a estas memórias quero lembrar uma especial: a institucionalização do Grupo de Estudos e Pesquisas e Metodologia da Oralidade (NEPMO) pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Tivemos uma conversa informal, no corredor da instituição de ensino e pesquisa Barão de Mauá, sobre o meu desejo de formalizar o grupo, que já funcionava há uns dois anos, no curso de História, como extensão gratuita aos alunos e alunas de todos os cursos.

Dois meses depois ele me chamou à sua sala e me entregou o certificado de institucionalização do NEPMO e disse-me trabalhe tranquilo e continue estimulando nossos alunos a seguirem novos e mais belos projetos ao longo de suas vidas.

Assim era ele. Um patrocinador do ideal da aprendizagem. Por mais que esvreva será insuficiente para dizer a HONRA, a ALEGRIA  de ter podido conviver e ter sido um de seus alunos.

Não foi apenas, nós, os amigos e colegas de trabalho do Centro Universitáiro, além de seus maravilhosos filhos, que perdemos esta pessoa maravilhosa, foi a educação de Ribeirão Preto e do Brasil que se despede de um homem expetacular.

Ficam os ideais, as palavras e ações que tanto contribuíram para o avanço da aprendizagem plural de tendência universalista que tanto defendeu.

Siga paz!

OBRIGADO! OBRIGADO! OBRIGADO!

Compartilhar: