Ivanir Fernandes Passos (1954-2021)

Ivanir Fernandes Passos (1954-2021)

Ivanir Fernandes Passos (1954-2021)

 

Dona Ivanir se foi. Levada pela COVID. Uma das grandes mulheres espíritas de Ribeirão Preto. A cidade perde muito. O Céu fica em festa pelo retorno dela. Os espíritos  mais elevados a acolheram com aquele sorriso terno que só os anjos sabem ofertar.

Suas palestras foram memoráveis. Suas práticas, símbolo de que a luz está presente neste mundo. Sua doação, ao Movimento Espírita, um sinal de que podemos alcançar a justiça e a felicidade.

Conheci Ivanir Fernandes Passos em uma, dentre tantas e maravilhosas, palestra no Centro Espírita da Rua Tamandaré – USE. Sempre disponível a ouvir atentamente a todos e se colocar-se a serviço.

Seus ensinamentos, com base da doutrina espírita kardecista, era um marco, onde até mesmo os pássaros pareciam silenciar, ao entardecer, para ouvi-la. Sua presença era rodeada de luz e afeto. Um sorriso largo não lhe saia da face. Como que dizendo, juntos somos melhores e podemos mais, em um mundo de tantas provas e expiações.

Ivanir Ferndandes Passos era natural de Araguari – MG, 9 de novembro de 1954. E, como muitos de nós, imigrou para Ribeirão Preto onde fez seu percurso. Já nasceu em lar espírita. Não se casou e não teve filhos.

Se formou em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Moura Lacerda.

Trabalhou em vários Centros Espírita de Ribeirão Preto: Amor e caridade; Unificação Kardecista, Sociedade Espírita Joana de Ângelis. Todavia foi no Centro Espírita Isabel Soares de Moraes, na Vila Virgínia, que seu trabalho mais prosperou e frutificou. Dentre seus notáveis trabalhos destaca-se a educação da mocidade espírita.

Além do trabalho com os espíritas, se dedicava a causa animal e à culinária. Adotou como filhos sete cães. Cozinhava com esplendor – os pães de queijo e os Bobós eram celebres. Alegria intima de quem tanto se doou a tudo e todos neste percurso, de quase 67 anos, terrenos.

Obrigado por tudo, Dona Ivanir! Pela vida! Pela presença! Pelos ensinamos! Pela educação! Pela aceitação do ser humano em toda a sua pluralidade e diversidade de vidas e condições. Obrigado!

Siga em paz! Sua presença estará sempre em nossas mentes e corações iluminados pelas suas palestras extraordinárias sobre a Doutrina Espírita e seu Movimento.

Compartilhar: