É verdade que bandidos roubaram uma caminhonete nos Campos Elíseos? Comprova, Revide!
Crime, na verdade, aconteceu a mais de 2.500 km de Ribeirão Preto

É verdade que bandidos roubaram uma caminhonete nos Campos Elíseos? Comprova, Revide!

Vídeo viralizou nas redes sociais; "Bandidos fazendo a festa", dizia a postagem

Na última semana, um vídeo viralizou entre os moradores dos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto. Nas filmagens, dois assaltantes aparecem rendendo um homem e uma criança. A ação, que é filmada por duas câmeras diferentes, termina com os ladrões roubando a caminhonete da vítima.

Os vídeos e as fotos dos assaltantes foram compartilhados diversas vezes, pelo Facebook e WhatsApp. Porém, o Comprova, Revide apurou o caso e descobriu que o assalto não foi cometido em Ribeirão Preto.

O caso ocorreu no dia 23 de maio, na cidade de Recife, em Pernambuco, a aproximadamente 2.500 km de distância de Ribeirão. O roubo foi registrado na Rua Tenente Fortuna, esquina com a Rua Bianor de Oliveira, na Zona Norte de Recife.

O crime foi noticiado pelo Jornal do Comércio de Pernambuco, no dia 25 de maio. Segundo a notícia, a vítima conseguiu recuperar o veículo horas depois, em razão do radar instalado no carro. A caminhonete estava abandonada em uma estrada próxima ao município de Olinda, Região Metropolitana de Recife.  

Vale lembrar que, segundo o Código Penal, a comunicação falsa de crime ou de contravenção pode provocar multa ou detenção (Artigo 340 ): “Provocar ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado. Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa”.

Mais boatos

Se os ribeirãopretanos estão se sentindo mal por terem compartilhado uma fake news, podem ficar tranquilos porque que não foram os únicos. Os moradores do município paulista de Cajamar fizeram a mesma coisa. Quase que ao mesmo tempo, o boato também surgiu na cidade, o que fez com que os veículos de comunicação locais também desmentissem o boato.


Fotos: Arquivo pessoal / Google Maps / Jornal do Comércio / Diário Cajamarense

Compartilhar: