Comprova Revide: A diferença entre radares e antenas de wi-fi
Confira como distinguir os aparelhos: à esquerda, antena de wi-fi e à direita, radar de velocidade

Comprova Revide: A diferença entre radares e antenas de wi-fi

Os motoristas têm confundido os postes para a internet com os equipamentos de fiscalização

Na região de Ribeirão Preto, alguns motoristas têm confundido as antenas disponibilizadoras de internet com câmeras de fiscalização (radares). Por conta disso, a Entrevias, concessionária que administra as estradas da região, decidiu se manifestar oficialmente sobre o assunto.

Segundo a empresa, os radares de velocidade são câmeras instaladas em postes que têm, em média, três metros de altura. “Os motoristas não devem confundir os radares de velocidade com os postes do sistema wi-fi, que têm 15 metros de altura e possuem placas solares no topo”, explica o gestor de segurança viária da Concessionária, Fábio Ortega.

A instalação do sistema wi-fi nas rodovias administradas pela Entrevias está em execução, conforme previsto no contrato de concessão. Estão previstos mais de 500 pontos/postes de acesso que permitirão o contato direto por meio de aplicativo para dispositivos móveis, entre usuários de rodovias e o Centro de Controle Operacional (CCO). Essa conexão permitirá aos usuários realizar solicitações de emergência e receber informações sobre o tráfego e obras.

A empresa é responsável pela manutenção e operação de radares fixos no percurso de Bebedouro a Ribeirão Preto e Igarapava (trecho Norte). A instalação e manutenção operacional de radares constam no contrato assinado por meio do Programa de Concessão de Rodovias do governo do Estado de São Paulo, submetido à fiscalização da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).

Na malha rodoviária da região de Ribeirão Preto há 12 radares que foram mantidos da antiga concessionária. Cinco aparelhos estão na SP-330 (Rodovia Anhanguera); seis na SP-322, do km 310 até o 337 (Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira e Atílio Balbo) e um radar na SPA 325/322 (Avenida Bandeirantes). Os motoristas devem observar as velocidades indicadas nas sinalizações existentes, que variam de acordo com o tipo de veículo e localização. Todos os pontos de radares estão devidamente sinalizados com placas instaladas em distâncias que seguem resoluções de trânsito, segundo a concessionária

Muito antes da implantação de radares, medida que só ocorre após aprovação da Artesp, a Concessionária realiza diferentes estudos a fim de mapear os pontos das rodovias com maior incidência de acidentes e a média de velocidade registrada nesses locais.

Ortega reforça que o controle de velocidade é um item essencial na prevenção de acidentes. “A implantação desses equipamentos é uma iniciativa importante para reduzir os acidentes e, consequentemente, preservar vidas. Soma-se a outras medidas que a empresa desenvolve, com foco na conscientização e educação no trânsito”, afirma.

A empresa informa ainda que está prevista a implantação de 30 novos radares para controle de velocidade que deverão substituir os 12 radares atuais nas estradas da região de Ribeirão Preto. Os pontos onde são instalados radares e a gestão dos dados e de multas são atribuições do Poder Público por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Polícia Militar Rodoviária.

Confira a tabela com a localização dos radares nas rodovias da região: 

 

 

 

 


Foto: Divulgação

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