Comprova, Revide! É falsa a mensagem que diz que urnas irão mudar para o Horário de Verão
Boato afirma que as urnas eletrônicas entrarão no Horário de Verão e isso irá influenciar na contagem de votos

Comprova, Revide! É falsa a mensagem que diz que urnas irão mudar para o Horário de Verão

Texto foi desmentido à reportagem pelo Tribunal Superior Eleitoral

Circula no Whatsapp uma mensagem alertando sobre uma possível falha nas urnas eletrônicas causada por um descompasso em relação ao Horário de Verão. A mensagem afirma que as urnas estão programadas para adiantar uma hora e isso influenciaria na contagem dos votos. O boato tomou força após o erro acontecer com alguns celulares que entraram no Horário de Verão antes do previsto.

No entanto, a mensagem é falsa. As urnas funcionarão normalmente no dia da votação.

O segundo turno das eleições será realizado no próximo dia 28, das 8h às 17h. Ocorre que, em razão dos quatro fusos horários vigentes no Brasil, a votação não se inicia nem se encerra de modo simultâneo em todo o território nacional, e o Horário de Verão contribuía para agravar essa situação. 

Com isso, Horário de Verão neste ano foi adiado justamente para não interferir nas eleições, começando apenas no dia 4 de novembro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, por meio de nota, que a medida evita que a divulgação do resultado do pleito seja diferente de uma região do Brasil para outra.

Além disso, as datas já estavam previstas no Código Eleitoral. A lei determina o dia e a hora em que devem ocorrer as eleições ordinárias: o primeiro turno deve ser das 8h às 17h do primeiro domingo do mês de outubro; o segundo turno, no mesmo horário do último domingo do mesmo mês.

"Como não haverá nenhuma mudança no final de semana dos dias 27 e 28 de outubro, os eleitores poderão votar no horário normal. As urnas não estão programadas para entrar no Horário de Verão antecipadamente, mas, sim, para funcionar no horário oficial.", esclareceu o Tribunal.

Fique atento

Uma dica para este tipo de boato é sempre consultar as fontes oficiais. Fique de olho no que é divulgado pelo TSE e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Além disso, outra dica valiosa é observar se a mensagem contém muitos erros de português, linguagem extremamente alarmante, excesso de letras maiúsculas e exclamações. 

Leia mais:
Comprova, Revide! Vídeo de urna que completa voto automaticamente é falso, informa TSE
 


Fotos: Arquivo Revide / TSE

Compartilhar: