Comprova, Revide! Idoso que caiu de ônibus não é de Ribeirão Preto
Imagem também circulou pela cidade de Indaiatuba, porém afirmando que o idoso era de lá

Comprova, Revide! Idoso que caiu de ônibus não é de Ribeirão Preto

Comprova foi atrás da postagem original e descobriu qual foi a cidade em que ele sofreu o acidente

Uma foto circulou pelas redes sociais de um idoso, supostamente de Ribeirão Preto, que teria caído de um ônibus na cidade de Franca. Na mensagem, um texto alertava que a vítima não possuía telefone e estava com problemas de memória.

Porém, o caso não aconteceu em Franca e o idoso muito menos é de Ribeirão Preto.

A mensagem foi compartilhada em mais de um município. Em Ribeirão Preto, ela foi compartilhada da seguinte forma: “Boa tarde!  Gente esse senhor caiu ao descer do ônibus no bairro de cidade nova. Não tem telefone e não lembra de muita coisa, por favor repassar para chegar ate um conhecido ou parente desse senhor. Ele é de Ribeirão Preto.”

O mesmo aconteceu em Indaiatuba: a mensagem continha as mesmas informações da compartilhada em Ribeirão, com diferença da cidade. O boato foi desmentido por um site da cidade.

A postagem original era de Natal, Rio Grande do Norte. Um dos motivos da confusão pode ter sido o nome semelhante dos bairros da cidade nordestina com a cidade de Franca - ambas possuem um bairro chamado Cidade Nova. Na postagem original, o texto foi editado no dia 27 de outubro, às 13h40, para incluir a informação de que ele já foi encontrado pela família.

Dica

Uma dica para descobrir se uma imagem é fake ou não é utilizar o recurso “pesquisar por imagem” no Google. Para pesquisar por essa função, primeiro você deve salvar a imagem duvidosa em seu computador ou celular.  Depois, basta acessar o Google, escolher a opção “imagens” e clicar no ícone apontado pela seta vermelha abaixo. Dai, é só enviar a imagem e o resultado será esse:

Feito isso, basta clicar na foto e ver para onde ela irá te direcionar. Você também pode cruzar as informações e buscar pelo texto completo. Basta copiá-lo no buscador do Google e ver quais sites aparecem. Com isso, você consegue saber se a mensagem não foi divulgada em outra cidade, com outra finalidade, ou se ela já não foi desmentida.


Sob supervisão de Marina Aranha.


Fotos: Arquivo pessoal

Compartilhar: