Ribeirão Preto é a cidade que mais consome bebidas alcoólicas no País? Comprova, Revide!
"Grande feito" dos ribeirãopretanos circulou pelas redes sociais

Ribeirão Preto é a cidade que mais consome bebidas alcoólicas no País? Comprova, Revide!

O Portal Revide foi atrás desta informação com o Ministério da Saúde

Será que Ribeirão Preto é uma das cidades em que as pessoas mais consomem bebidas alcoólicas no Brasil? Recentemente, uma imagem circulou pelas redes sociais colocando o município como o maior consumidor de álcool do País, seguido pelas cidades do Rio de Janeiro e Cubatão.

Oficialmente, nenhum órgão do governo divulgou esta pesquisa. O mais próximo encontrado foi um estudo feito pelo Ministério da Saúde, no qual é possível observar as capitais brasileiras com o maior consumo de bebidas alcoólicas. As cinco cidades que aparecem “melhor” colocadas neste ranking, feito em 2017, foram:

1. Salvador
2. Cuiabá
3. Palmas
4. Brasília
5. Vitória

O Portal Revide questionou o Ministério da Saúde sobre eles terem realizado outra pesquisa parecida e se, em alguma delas, aparecia o nome de Ribeirão Preto.  A resposta foi que apenas as capitais fizeram parte dos últimos levantamentos sobre alcoolismo no País e que eles não divulgam "rankings", apenas números.

Outra pesquisa parecida foi feita pela revista Exame durante o Carnaval de 2016. Na ocasião, o veículo utilizou dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) para descobrir quais eram os estados brasileiros que mais bebiam e pegavam o volante depois. E o top cinco ficou da seguinte maneira:

1. São Paulo
2. Rio Grande do Sul
3. Santa Catarina
4. Bahia
5. Mato Grosso do Sul

Além dessa, a pesquisa da Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais mostrou por regiões do País a prevalência de consumo de bebidas entre os adultos. 

1. Sul:  65%
2. Centro-oeste: 53%
3. Nordeste: 50%
3. Sudeste: 50%
4. Norte: 46%

Outro que se aventurou em tentar catalogar os beberrões pelo mundo foi o jornalista estadunidense Matt Stiles, do blog The Daily Viz. Stiles realizou uma pesquisa e criou um mapa mostrando o consumo anual per capita de álcool em litros para cada país. Os dados foram coletados a partir de levantamentos feitos pela OMS entre os anos de 2000 e 2016. O Brasil aparece na 55ª posição do ranking.

1. Bielorrúsia
2. Lituânia
3. República Checa
4. Croácia
5. Áustria

De acordo com a pesquisa da OMS publicada neste ano, a bebida favorita de 61,8% dos brasileiros é a cerveja, seguida dos destilados com 34,3%, vinho com 3,4% e outros tipos com 0,5%.

O uso nocivo do álcool é um dos fatores de risco de maior impacto para a morbidade, mortalidade e incapacidades em todo o mundo, relacionado a 3 milhões de mortes em 2016 – o equivalente a quase 5,3% de todas as mortes do planeta.

A OMS, ainda, destaca que houve uma diminuição no nível global de mortes e morbidade atribuíveis ao álcool (13,0% e 10,6%, respectivamente); porém o ônus global de doenças atribuíveis ao álcool é muito significativo. 


Foto: Arquivo pessoal

Compartilhar: