Comprova, Revide
Comprova, Revide

Comunicado “O que fazer se eu acho que estou com coronavírus” é falso

Mensagem, que traz a logomarca de duas operadoras de convênios que operam em Ribeirão Preto, está sendo compartilhada nas redes sociais

Um comunicado que está sendo compartilhado nas redes sociais entre pessoas em Ribeirão Preto, intitulado “O que fazer se eu acho que estou com Coronavírus” é falso. A mensagem, que traz orientações e informações equivocadas, traz a logomarca de duas operadoras de convênios que operam no município: Unimed e São Francisco.

Por meio de um comunicado, a Unimed Ribeirão Preto esclarece que essa não é oficial. “A Unimed Ribeirão Preto informa que tem trabalhado na linha de frente, alinhada ao Ministério da Saúde, à Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, à Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e à rede privada de saúde local, para o atendimento dos casos suspeitos de coronavírus”, diz a nota.

Os clientes Unimed Ribeirão Preto contam com um canal telefônico exclusivo gratuito de orientação de como agir em cada caso. As orientações oficiais para os clientes são:

Sintomas leves: caso você apresente sintomas de gripe ou resfriado com bom estado geral, ou seja, com ou sem febre, sem dificuldade para respirar e se não teve contato com alguém com estes sintomas, NÃO É NECESSÁRIO PROCURAR PRONTO SOCORRO. Evite aglomerações na área de risco maior de contágio do coronavírus. Ligue para o LIG MED e tire as suas dúvidas: 0800 183 565

Sintomas graves: Caso o cliente Unimed Ribeirão Preto apresente sintomas graves, como dificuldade para respirar ou contato próximo com um caso suspeito e/ou confirmado, febre alta (acima de 37,8) à procure imediatamente uma unidade de emergência.

“Contamos com um plano de contingência e protocolos alternativos para atender as demandas que podem surgir, visando minimizar o impacto da pandemia em Ribeirão Preto”, conclui a Unimed Ribeirão.

Também por meio de nota, o Grupo São Francisco informou que não tem qualquer relação e desconhece a autoria do post intitulado “O que fazer se eu acho que estou com Coronavírus?”, que circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagens com informações enganosas atribuídas ao Grupo São Francisco. 

"A empresa lamenta que tal peça esteja circulando, causando confusão na comunidade em relação às informações sobre o coronavírus."