Mensagem sobre "falsa multa do Detran" é real? Comprova, Revide!
Portal Revide checou a informação e descobriu que, apesar de estar incompleta, ela possui um fundo de verdade

Mensagem sobre "falsa multa do Detran" é real? Comprova, Revide!

O texto afirma que golpistas estão fotografando placas de veículos para forjar falsas multas

Uma imagem circula nas redes sociais alertando para um “golpe” envolvendo falsas multas de trânsito. O texto revela que golpistas estariam tirando fotos de placas de veículos e, com a ajuda de despachantes, descobrindo os endereços dos proprietários. Com isso, enviam multas falsas para os motoristas pagarem.

O Portal Revide apurou a informação e descobriu que alguns pontos da história são verdadeiros, apesar da maneira como ela foi divulgada se parecer muito com uma fake news.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paul (Detran-SP), o método descrito na imagem já foi utilizado por golpistas.

Por isso, o Detran recomenda aos motoristas que consultem o site oficial para verificar, por meio do número da placa e Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), se há de fato algum registro de infração de trânsito.

Caso o boleto indique outro órgão, como as prefeituras, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), é importante fazer pesquisas também nos sites desses departamentos.

O condutor deve ficar atento, pois sempre que uma infração é registrada, primeiro é enviada ao proprietário uma notificação de autuação, com campo para indicação de condutor. Somente após o prazo para a indicação será encaminhada a notificação de penalidade, que é o boleto para pagamento da infração de trânsito cometida.

Além disso, cabe lembrar que o Detran não multa por meio de radares, pois não opera esse tipo de equipamento, de responsabilidade exclusiva das prefeituras, no perímetro urbano, e dos órgãos rodoviários. Dessa forma, nenhuma notificação do Detran é apresentada com imagens do veículo.

Outro detalhe importante a ser observado: as multas do Detran podem ser pagas sem necessidade de boleto, bastando informar o Renavam do veículo em qualquer instituição bancária credenciada, por meio da internet, caixas eletrônicos e agências.

Parece, mas não é

Apesar de possuir um fundo de verdade, a imagem apresenta todos os “ingredientes” para uma mensagem falsa.

Começando pela linguagem alarmista: “importante”, “urgente”, “divulguem”, “compartilhem” e outros termos semelhantes costumam aparecer em mensagens falsas ou incompletas. Erros de português também são rotineiros.

A imagem compartilhada também apresenta outro ponto suspeito, que é a logomarca do Detran. A imagem em questão corresponde à utilizada pelo Detran do Rio de Janeiro por volta do ano de 2005.

Ao pesquisar pelo nome da fonte, “Jorge Nery”, um dos primeiros itens que surgem à busca é uma matéria do jornal Extra de 2007. Nele,constam as informações sobre o suposto golpe, mas também afirmam que o tal Jorge Nery era um nome falso utilizado por golpistas. O suposto chefe de segurança do Detran nunca trabalhou na empresa. 

Na dúvida, buscar informações com algum órgão oficial ou com a suposta fonte daquela informação é sempre a melhor saída para tirar a dúvida se a informação é verdadeira ou falsa. 


Foto: Arquivo pessoal

Compartilhar: