Ribeirão Preto está MESMO saturada de farmácias? Comprova, Revide!
O Comprova, Revide pesquisou quantas farmácias existem em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto está MESMO saturada de farmácias? Comprova, Revide!

Já ouviu falar que Ribeirão Preto tem uma farmácia por esquina? O "Comprova, Revide" foi atrás para descobrir

Quem anda pelas ruas de Ribeirão Preto tem a sensação de que há uma farmácia em cada esquina da cidade. E essa sensação não está errada. Apesar da expressão “Ribeirão tem uma farmácia por esquina” ser um exagero, a cidade realmente tem um número de estabelecimentos acima da média.

De acordo com o Conselho Regional de Farmácias do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto ostenta 286 unidades, sendo 53 farmácias de manipulação e 233 drogarias convencionais.

Esta quantidade representa 0,4 farmácias para cada mil habitantes, ou uma farmácia para cada 2,4 mil ribeirãopretanos. Se comparado a outras cidades, inclusive capitais, o número realmente está bem acima da média. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que essa relação seja de, no mínimo, uma farmácia para cada 8 mil habitantes.

Com isso, Ribeirão já desponta como uma cidade privilegiada, possuindo 16 vezes mais farmácias que o mínimo proposto pela OMS. Além disso, se comparada à maior cidade do País, Ribeirão também apresenta números grandiosos.

São Paulo tem 3,4 mil farmácias espalhadas pelas cinco regiões da cidade. É praticamente uma farmácia para cada 3.150 paulistanos, ou 0,2 para cada mil habitantes - a metade do que pode ser encontrado em Ribeirão Preto.

Apesar de os números serem altos, a distribuição dos estabelecimentos ainda é desigual. Existem bairros na capital paulistana que possuem mais de duas farmácias para cada mil habitantes, como o Centro, Lapa e Jardim Paulistano.

Em Ribeirão Preto, não é diferente. Enquanto em alguns pontos do Centro e em avenidas movimentadas, como Avenida Saudade, Presidente Vargas, Nove de Julho e Dom Pedro, é possível encontrar mais de uma farmácia por quarteirão. Já em bairros mais isolados, os estabelecimentos são mais escassos.

E aí, tem alguma verdade que precisa ser comprovada? Ou quer desmascarar algum boato? Deixe seu comentário que o Comprova, Revide irá investigar!


Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Pixabay

Compartilhar: