Comprova, Revide! Site cobra por agendamento e Poupatempo diz que é golpe
Empresa cobra por agendamentos e serviços realizados, mas órgão afirma que há ilegalidade na oferta do serviço

Comprova, Revide! Site cobra por agendamento e Poupatempo diz que é golpe

Fomos atrás da história que corre pelo WhatsApp e instituição estadual emitiu nota para esclarecer o imbróglio

Mensagens compartilhadas, principalmente pelo WhatsApp, acusam um site de cobrar por serviços gratuitos e agendamentos realizados pelo Poupatempo. O Comprova, Revide apurou esta história para saber a veracidade das mensagens

Na última quinta-feira, 12, o Poupatempo divulgou uma nota sobre o caso. Segundo o órgão, trata-se de um golpe. Abaixo, segue a nota divulgada na íntegra.

"O Poupatempo informa que está tomando providências jurídicas contra um site que utiliza indevidamente a marca do Programa Poupatempo para dar golpe financeiro pela internet. O site oferece serviços relacionados a documentos e induz as vítimas a pagarem falsas taxas bancárias. As vítimas devem registrar Boletim de Ocorrência. O agendamento no Poupatempo é grátis, pessoal e intransferível. O portal oficial do Poupatempo para informações e agendamento é o www.poupatempo.sp.gov.br".

O Portal Revide procurou a empresa que oferece estes serviços. O site "meudocumento.org" é registrado por uma empresa porto-alegrense chamada Monditec. O número de celular disponível no site da empresa não atende ligações e apenas responde por mensagens.

Questionada sobre a denúncia, a empresa se defende."Somos uma empresa prestadora de serviço que agendamos e aceitamos cartão de credito. Muitos nos pagam no cartão e então repassamos. Quem não tem condição de pagar no dinheiro, nós pagamos e agendamos"

Perguntada sobre o fato do agendamento para a retirada de documentos ser gratuito, pessoal e intransferível, a empresa confirmou que cobra dos clientes para realizar agendamentos para a retirada da segunda via do RG, que já é cobrada pelo Poupatempo. "Os gratuitos não cobramos. Mandamos ir direto no site do governo. Só cobramos os que são 2ª via que o cliente teria que pagar R$ 40. Então pagamos por eles e cobramos R$ 25 por isso", alegam. 

Diversas funções

No site da Receita Federal, no CNPJ referente à Monditec, a atividade principal da empresa é descrita como "portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet". Já no campo de atividades secundárias, aparecem 12 itens diferentes, dentre eles manutenção de computadores, comércio de vestuário, artigos recreativos e telefonia, atacadista de produtos químicos e obras de urbanização. Fonte: Receita Federal

 Perguntado sobre o processo, o canal de atendimento da Monditec respondeu que comprou o site há 2 anos de um homem chamado Daniel e que desconhece todas as acusações. Por fim, afirmaram que já entraram em contato com o Poupatempo para solucionar o problema.


Foto: Bruno Santos/ A2 Fotografia

Compartilhar: