Comprova, Revide! Vídeo de urna que completa voto automaticamente é falso, informa TSE
Técnico do TSE explicou que o vídeo se trata de uma montagem

Comprova, Revide! Vídeo de urna que completa voto automaticamente é falso, informa TSE

Ministra Rosa Weber afirma que confia na segurança dos equipamentos; técnico do TSE explica que o vídeo se trata de uma montagem

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra uma suposta urna eletrônica fraudada que, automaticamente, estaria completando os votos dos eleitores. No vídeo, uma pessoa digitava o número 1 e o equipamento completava o voto para o candidato Fernando Haddad (PT).

Contudo, o vídeo é falso. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma nota e um vídeo explicando como foi possível realizar esta montagem. "Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação", informou o Tribunal.

Em entrevista coletiva concedida na manhã deste domingo, 7, a presidente do TSE, a ministra Rosa Weber, garantiu a confiança nas urnas eletrônicas e que o percentual de aparelhos que apresentaram outros tipos de falhas e problemas técnicos não afetam o andamento das eleições. "Até este momento só tivemos substituídas 310 urnas, que correspondem a 0,06% do total", disse a ministra.

Questionada sobre as fake news, a Ministra respondeu que o TSE está tomando todas as providências em relação às notícias falsas por meio do Conselho Consultivo de Internet e Eleições.  Segundo Rosa Weber, este grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas e estudos sobre as regras eleitorais e a influência da internet nas eleições. "Em especial, no risco das fake news e o uso de robôs na disseminação das informações", declarou

Confira abaixo o vídeo divulgado pelo Tribunal Regional de Minas Gerais, em que um técnico explica como a montagem foi feita. 


Foto: Arquivo pessoal

Compartilhar: