Agricultura de precisão

Agricultura de precisão

Uso de drones na agricultura possibilita avanço na produção de diferentes culturas, como soja, amendoim e cana-de-açúcar

Cada vez mais presentes na área rural brasileira, os veículos aéreos não tripulados (VANTs), ou drones, estão ajudando a elevar a produção de diferentes culturas, como soja, amendoim e cana-de-açúcar. Esse objeto faz parte de uma revolução tecnológica na agricultura, a chamada agricultura de precisão”, como aponta Cristiano Zerbato, professor do Departamento de Engenharia Rural, da Unesp de Jaboticabal.

O docente reconhece que a essa é uma nova forma de gerenciamento da propriedade agrícola, que leva em conta a  “Drone permite agilizar o monitoramento agrícola com maior precisão”, estima Cristianovariabilidade espacial e temporal dos fatores de produção e da própria produtividade. A agricultura de precisão gera vários benefícios, entre eles, menor emprego e melhor distribuição de produtos químicos, o que favorece o meio ambiente e diminui os custos da produção. Além disso, gera maior retorno financeiro para o agricultor no final da safra e pode ajudar a aumentar a produtividade.

O drone contribui para a realização mapeamentos gerais, formando um mosaico de imagens da área coberta. “Com essa imagem, podemos fazer várias análises, como altimetria do terreno (medição de altitudes), geração de curvas de nível e de linhas de plantio, verificação de falhas nas culturas e da presença de plantas daninhas. Com sensores específicos, é possível, também, analisar a saúde da plantação”, esclarece o professor. 

Compartilhar: