Controle de nematoides

Controle de nematoides

Praga pode comprometer em até 50% a produção de cana no primeiro corte e em até 10% nas soqueiras seguintes

Quatro espécies de nematoides preocupam produtores e pesquisadores, comprometendo o crescimento e a produção da cana no Brasil. As reduções de produtividade em áreas infestadas variam entre 30% e 50% no primeiro corte e 10% nas soqueiras seguintes. Essas perdas podem variar de 10 a 20 toneladas por hectare. No Estado de São Paulo, assim como em outras regiões, esses vermes estão presentes em praticamente todos os canaviais.   

Contudo, as perdas podem variar de acordo com os níveis de infestação, condições climáticas e a variedade. “Embora o trânsito de máquinas entre áreas infestadas e não infestadas possa contribuir para a dispersão dos nematoides, ainda não se constatou aumento dos níveis dos nematoides nos canaviais, em função da mecanização do corte”, avalia Jaime Maia dos Santos, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, da Unesp de Jaboticabal.

Jaime será um dos participantes do 13º Insectshow, que acontece nos dias 19 e 20 de julho, no Centro de Eventos do RibeirãoShopping. Na palestra, o especialista em microbiologia agrícola apresentará algumas formas efetivas para o controle desses parasitas. Para um manejo bem-sucedido, o professor indica um conjunto de práticas racionalmente planejadas, com adoção de práticas de manejo que passam pela reforma do canavial, tratamento do sulco de plantio e tratamento da soqueira. Confira a programação completa do evento no site.

Compartilhar: