Resultados testados e aprovados

Resultados testados e aprovados

Sorgo AL Precioso, da CATI, é destaque pela rusticidade, pela alta precocidade, pela estabilidade de produção e pela tolerância à seca

Com início de safra ideal entre setembro a dezembro e safrinha de janeiro a março, a nova variedade de sorgo AL Precioso tem, além da qualidade diferenciada, menor custo de produção. Criada pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), a variedade também é mais tolerante ao déficit hídrico. 
Resultado de dez anos de pesquisas, as sementes foram criadas pelo Núcleo de Produção de Sementes (NPS) de Fernandópolis. As 70 toneladas da variedade foram desenvolvidas na Fazenda Ataliba Leonel, em Manduri. “A variedade, de porte médio, fecha o ciclo com 120 dias e possui alta tolerância a doenças foliares”, explica Gerson Cazentini, diretor do Centro de Produção de Sementes (CPS) da CATI. 

Enquanto 20 quilos da semente do AL Precioso custa R$ 116,00  (são gastos de oito a 10 quilos por hectare), o preço dos principais concorrentes chegam a R$ 300,00 (são necessários 12 quilos por hectare). “Plantei, experimentei e estou gostando do resultado, além de ter o ganho do custo da semente”, avaliou Alan Fadio, produtor de soja e sorgo na região de Araçatuba. Gerson ressalta que os produtores interessados podem buscar mais informações na Casa da Agricultura de seu município. 

Compartilhar: