Estratégias jurídicas para gestão de recebíveis

Estratégias jurídicas para gestão de recebíveis

Em 2020, deparamo-nos com uma ameaça na gestão dos negócios: a pandemia!

Nas empresas, temos vários fatores externos significativos que impactam diretamente nos resultados, tais como os steakholders, o poder político e a regulamentação de mercado. Em 2020, deparamo-nos com uma ameaça na gestão dos negócios: a pandemia! Interferindo em todos os ramos de atividades e levando inúmeras empresas a terem impactos negativos na área financeira, enquanto outras se reinventarem e colherem muitos frutos em plena crise. Ficou ainda mais claro e potencialmente importante em todos os níveis de empresas que a gestão e recuperação de recebíveis deve ser encarada de forma profissional, evitando assim a perda de recursos significativos em épocas tão difíceis.

Diante desse enorme desafio, o Grupo Pasquali se reinventou e, em apenas 10 dias, adequou toda sua estrutura e estratégia para trabalho em home office, harmonizando-se às regras e aos objetivos de cada carteira e cliente e driblando os impactos negativos da pandemia. Ao mesmo tempo, conseguiu preservar a saúde de seus funcionários, os resultados financeiros dos clientes e da empresa, mantendo os primeiros lugares nos rankings de recuperação de crédito do Brasil, quer no âmbito extrajudicial quer no âmbito jurídico.

Já agora, nos dois primeiros meses de 2021, notamos que o mercado de crédito está em franca expansão e as vendas de imóveis, veículos e outros bens de consumo estão aquecidas e com preços em alta. Via de consequência, a área de gestão e recuperação de créditos passa a ter importância revelada a todos os nichos de negócio. Para ser e ter o diferencial dos concorrentes, o Grupo Pasquali reavaliou o planejamento estratégico com investimentos em tecnologia (ferramentas de Business Intelligence), gestão de pessoas e implementação de ferramentas para cumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), o que possibilitou a reorganização do departamento jurídico como um todo, segmentando-o conforme as diretrizes desejadas por cada cliente e carteira de processos.

Integrando-se, ainda mais, as já consolidadas estratégias jurídicas de trabalho em conjunto do departamento jurídico e de negociação, conseguimos manter a recuperação de crédito no âmbito jurídico a níveis desejados dos clientes; quer nas ações em que seus clientes figuram no polo ativo como no passivo, sempre buscando a melhor e mais ágil maneira de recuperar o crédito envolvido ou minimizar o impacto financeiro da provisão dos processos.

Nossa estratégia envolveu principalmente a informatização e aplicação de ferramentas tecnológicas de controles aliadas à boa prática do Direito, sendo assim possível potencializar o gerenciamento da provisão de créditos dos clientes. Concomitantemente, atuamos de maneira a ter ganho em eficiência e eficácia, otimização do tempo de trabalho das equipes, padronização e centralização das informações e integração com diversas soluções do mercado. 

No Grupo Pasquali, conseguimos alcançar patamares desejados e fechamos o ano entre as melhores assessorias jurídicas voltadas à área de gestão e recuperação de ativos financeiros. Assim, mesmo em um momento completamente atípico, observamos a boa performance de empresas que direcionam esforços às questões econômicas, políticas, sociais e tecnológicas, mitigando ao máximo as interferências do ambiente externo.

HUDSON JOSÉ RIBEIRO, Gerente Geral Jurídico do Grupo Pasquali, graduado na UNIRP Universidade Riopretense, com especialização em Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos Corporativos pela ESA/OAB/SP; formação Master of Business Administration (MBA - Executivo) pela Universidade Estadual de Maringa e MBA - Coaching e Liderança de Pessoas - pela Faculdade Metropolitana.

Compartilhar: