Memórias de Alvinho

Memórias de Alvinho

Por Ionan Ferreira Santos

Do que se trata o livro?

Por que a psicanálise?

Afinal, quem é Alvinho?

Alvinho é uma criança que sobreviveu ao mal estar da civilização e tentou, desesperadamente, atender às demandas de seus pais. A obra baseia-se em minhas experiências de vida, nas vivências clínicas adquiridas e no pensamento psicanalítico.

O conteúdo da obra retrata o sofrimento psíquico de um menino, cujos pais tentam resolver suas questões pessoais através de um casamento e da constituição de uma família.

Alvinho é o primeiro filho, o que gera inúmeras expectativas durante a vida do casal, principalmente, em termos de realizações futuras. As frustrações da mãe e a ausência do pai estão presentes em quase todos os momentos da vida do menino. Isso desencadeou inúmeros acontecimentos, que foram cronologicamente colocados de maneira transparente, dentro dos 37 capítulos que seguem desde a data do nascimento de Alvinho, até sua fase adulta.

As conclusões foram deixadas em aberto, para que o leitor possa fazer suas próprias reflexões sobre o desenrolar dos acontecimentos e de como o protagonista da história conseguiu sobreviver, dando um destino ao seu sofrimento.

O olhar sobre a criança e suas angústias vem por meio da Psicanálise, por fazer parte do dia a dia dos meus trabalhos desenvolvidos na clínica psicanalítica. A Psicanálise é um saber diferente e tem obtido inúmeros sucessos nas questões que envolvem a cura da alma humana.

Vale a pena conferir!

Ionan Ferreira Santos é psicanalista e autor do livro Memórias de Alvinho

Compartilhar: