Bastidores da Política | 04.10.2019

Bastidores da Política | 04.10.2019

As principais informações da política em Ribeirão Preto

Só avisando
Após realizar um levantamento, o jurídico da Câmara descobriu que a empresa vencedora da licitação para a limpeza do local tem como sócio uma pessoa ligada ao Consórcio PróUrbano. Com receio de críticas, a mesa diretora expôs a situação e afirmou que não há nenhuma ilegalidade no contrato e que, por isso, não pode encerrá-lo. “Mas não conta com a simpatia da mesa diretora”, advertiu o presidente Lincoln Fernandes (PDT).


Complicou 
A Promotoria da Justiça Eleitoral de Ribeirão Preto denunciou o vereador Isaac Antunes (PL) por suposto crime eleitoral. A acusação alega que Antunes teria se beneficiado de um esquema ligado aos investigados na Operação Têmis para a compra de votos. Procurado, o vereador não comentou o caso até o fechamento desta edição. A Justiça irá analisar a acusação.


Indústria 
A Câmara deu início a Comissão Especial de Estudos (CEE) que acompanhará a fiscalização dos radares móveis, autuações de trânsito e destinação de valores arrecadados. Segundo o vereador Orlando Pesoti (PDT), a medida não irá “perseguir” a Transerp, mas apurar a atuação com os radares que, durante a CEE, foi chamada de “indústria da multa”.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Batalha ambiental
Depois de dois anos, a Prefeitura venceu a queda de braço referente à lei do IPTU Verde. Com a aprovação do projeto substituto na última semana, o governo conseguiu reduzir a alíquota do desconto, de 12% para 10%, além de adiar a liberação do benefício para 2021.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Segue o líder
Prevendo uma derrota em plenário, o autor do texto original, o vereador Jean Corauci (PDT), encaminhou sete emendas ao projeto substituto ao IPTU Verde. Das sete, três foram aceitas pelo governo. Durante a votação, ao ficarem em dúvida de qual votar, vereadores governistas deram a dica: “segue o líder”, referindo-se ao voto do líder do governo na Câmara, André Trindade (DEM).


Ficou bom? Não ficou, mas, pelo menos, foi o que o Prefeito aceitou”
afirmou o vereador Jean Corauci (PDT) sobre o projeto do IPTU Verde.

Compartilhar: