Bastidores da Política | 08.02.2019

Bastidores da Política | 08.02.2019

As principais informações da política em Ribeirão Preto

Falta estrutura
O secretário da Infraestrutura, Alexandre Betarello, confirmou que a Prefeitura de Ribeirão não possui equipamentos adequados para realizar, de forma eficaz, a Operação Tapa-buracos. Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara, ele disse que, basicamente, as quatro equipes conseguem realizar apenas reparos emergenciais, pois possuem apenas um rolo compactador e não têm compressor de jato de ar, o que impossibilita que os serviços sejam executados conforme as normas técnicas do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Com isso, são comuns as cenas de trabalhadores da prefeitura usando carrinhos de mão e pás para “assentar” o asfalto do recapeamento.

Sem alvará 1
O Ministério Púbico de Ribeirão Preto acompanha a situação das escolas municipais. Apenas 11 das 109 unidades possuem os alvarás necessários do Corpo de Bombeiros. De acordo com o promotor Naul Luiz Felca, a Justiça já tem em mãos o levantamento e, nos próximos dias, haverá uma reunião para ouvir Prefeitura e Bombeiros.

Sem alvará 2
Em nota, a Secretaria da Educação responsabilizou a falta de investimentos nas escolas como um dos principais motivos para a falta dos laudos. “Embora tenhamos realizado um grande esforço para a regularização das escolas e tenhamos obtido avanços, o fato de, nos últimos anos, não haver tido investimentos nesse sentido acaba por prejudicar resultados mais rápidos”.


Sem alvará 3
Nesta semana, por meio de nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que aplicou recursos do orçamento público em índice superior ao limite mínimo exigido pela Constituição Federal na Educação Municipal, em 2018. De acordo com os dados apresentados pela Secretaria da Fazenda, a aplicação de recursos em Educação atingiu 26,19% (mínimo exigido de 25%), ultrapassando em R$ 19 milhões os investimentos na área educacional do município.

Sem novidade
Ainda sobre os pedidos do prefeito, a unidade do Instituto Butantan na cidade, anunciada no fim do ano passado, ainda não saiu do papel. Segundo a assessoria de imprensa do Instituto informou, nesta semana, até agora nada foi formalizado sobre a instalação da unidade na cidade.

“Vários prefeitos tentaram deslocar a Prefeitura para um prédio mais funcional, porém, o processo nunca foi concluído. Sabemos que não é fácil realizar essas mudanças. Estamos dando um importante passo para modernizar a administração municipal.”

Duarte Nogueira (PSDB), sobre a mudança da sede da Prefeitura.

Compartilhar: