Bastidores da Política | 08.03.2019

Bastidores da Política | 08.03.2019

As principais informações da política em Ribeirão Preto

“ADO, ADO...”
A nona troca de secretários na gestão Duarte Nogueira (PSDB) culminou na substituição do secretário de governo Nicanor Lopes pelo advogado Alberto José Macedo Filho. Com isso, Nicanor deixa de acumular dois cargos e poderá focar somente na Casa Civil. Durante o anúncio, Nicanor comentou que não dispunha de tempo para atender todas as demandas dos vereadores. Agora, por força de decreto publicado no dia 1º de março, Nicanor ficará responsável por responder a todas as demandas dos vereadores.

“...CADA UM NO SEU QUADRADO”
O novo secretário de governo é um companheiro de longa data do prefeito Duarte Nogueira (PSDB). No governo do estado, trabalharam juntos na pasta de Logística e Transportes. Na Assembleia Legislativa, Macedo foi assessor do então deputado Nogueira, quando ainda pertencia ao PFL, atual DEM.

99% CERTO
A Prefeitura de Ribeirão Preto espera conter as quedas de braço e o número elevado de vetos aos projetos da Câmara com a indicação da liderança governista em 2019. André Trindade (DEM), que assumiu o posto no início do ano, anunciou, no final de fevereiro, o vereador Elizeu Rocha (PP) como vice-líder do governo na Câmara.


MAS AQUELE 1%
A necessidade de diálogo com a Câmara se mostrou necessária após Ribeirão Preto se tornar a terceira cidade do estado que mais moveu Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) contra projetos da Câmara.

EM TEMPO
A prefeitura perdeu em 75% dessas ações em 2018. Para o presidente Lincoln Fernandes (PDT), da oposição, a nomeação das lideranças é um avanço. “Não tínhamos nenhum, agora temos dois líderes do governo aqui”, diz.


PASSADA A RESSACA
No dia 1º de março, Nogueira recebeu das mãos de representantes do Sindicato dos Servidores a proposta de reajuste salarial. Os funcionários públicos demandam 5,48% de aumento. Às vésperas da folia, contudo, não foi possível analisar a proposta com calma. As primeiras negociações começaram somente nessa quinta-feira, 7.

“Fiz o convite. Não sei se por juízo, ou falta de juízo, ele aceitou e será o nosso novo secretário de governo” 

Brincou o Prefeito Duarte Nogueira (PSDB), durante a posse de Macedo Filho como novo secretário de Governo de Ribeirão Preto.

Compartilhar: