Bastidores da Política | 16.08.2019

Bastidores da Política | 16.08.2019

As principais informações da política em Ribeirão Preto

Crítica à altura
O vereador Maurício Vila Abranches (PTB) criticou o Secretário de Planejamento, Edsom Ortega Marques. O parlamentar afirmou que a autorização para a construção de um empreendimento imobiliário em frente à UBS da Vila Abranches e à creche do bairro é uma "irresponsabilidade do tamanho dele".


A tormenta se avizinha
As últimas sessões na Câmara têm sido um "alívio" para os vereadores. Com pouca, ou quase nenhuma plateia, os parlamentares preparam o caminho para as votações que prometem ser as mais polêmicas do ano: o número de cadeiras na Casa, a revisão da Planta Genérica de Valores (PGV) e a reforma no Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM), considerada a pauta mais importante do governo Duarte Nogueira (PSDB).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Chegou a conta
A Prefeitura encaminhou à Câmara um pedido para rever algumas planilhas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019. Entre elas, uma sobre a dívida consolidada líquida do município, que teria saltado de R$ 238 milhões para R$ 410 milhões. Segundo o Executivo, os principais motivos para o “imprevisto” foram as obras de mobilidade urbana e o rombo no IPM. O pedido foi adiado por três sessões.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pé no freio
A Justiça pediu informações à Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto quanto ao uso do carro oficial pelo vereador Adauto Marmita (PL). Em algumas ocasiões de 2017, assessores buscaram o parlamentar em casa, utilizando o veículo. Marmita alega que pagou o combustível com recursos próprios. No início do ano, o Portal Revide apurou que o vereador foi o que mais gastou combustível na casa de leis durante o primeiro semestre de 2018.


Cálculo complexo 
Os vereadores derrubaram um veto da Prefeitura que impedia a publicação de dados sobre o aumento da passagem do transporte público de maneira clara e acessível à população. A fórmula para se chegar ao valor do reajuste fica “escondida” no Portal da Transparência, além de possuir nove variáveis — e cada variável também tem suas variáveis, como a do preço do combustível, por exemplo.


 

“A política não corrompe ninguém, ela dá poder para as pessoas mostrarem quem elas são”

declarou o vereador Boni (Rede)

Compartilhar: