Bastidores da Política | 27.09.2019

Bastidores da Política | 27.09.2019

As principais informações da política em Ribeirão Preto

Renovação 
O nome do deputado federal Baleia Rossi (MDB) é um dos mais cotados para assumir a presidência nacional do partido. A convenção da sigla será realizada no dia 6 de outubro. O novo presidente terá a missão de suceder Romero Jucá e renovar o partido. A legenda passou por desgastes como a prisão de caciques como o ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro Moreira Franco, que respondem em liberdade.


Contorcionismo municipal 
O Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) realizou uma dispensa de licitação no valor de R$ 17,4 mil para contratar uma empresa que oferece o serviço de ginástica laboral. A atitude incomodou alguns vereadores. Lincoln Fernandes (PDT) afirmou que a Câmara consegue o mesmo serviço, gratuitamente, por meio de convênios com universidades.


Anos perdidos 
Pela quarta vez, a ex-prefeita Dárcy Vera teve as contas rejeitadas pela Câmara. Além dos dados de 2012, 2013 e 2014, Dárcy teve as contas de 2015 reprovadas pelo Tribunal de Contas (TCE) e pelos vereadores.  Uma semana depois, os valores de 2017, já do prefeito Duarte Nogueira, foram aprovados no TCE, mas com advertências. Apesar do parecer prévio favorável do Tribunal, o Ministério Público de Contas de São Paulo apresentou voto contrário.


Aquecimento global I
O clima esquentou durante a CPI que investigava o possível descumprimento da Lei do IPTU Verde. Presidida pelo vereador Jean Corauci (PDT), a comissão ouviu o secretário de Negócios Jurídicos Angelo Pessini. Ele afirmou que a lei do IPTU Verde, de Corauci, tinha eficácia limitada e carecia de uma análise técnica aprofundada. 


Aquecimento global II
Corauci buscava respostas curtas e diretas do secretário. Ao trazer explicações jurídicas sobre o tema e resgatar a contraproposta da Prefeitura, a chamada lei do “IPTU Sustentável”, o vereador interrompeu o secretário em alguns momentos. Pessini acusou Jean de lhe “caçar a palavra” e conduzir a CPI fazendo um “juízo de valor”.

 

“Agora que a gente aprovou o empréstimo de R$ 75 milhões, espero que o prefeito Duarte Nogueira atenda a população mais carente”

declarou o vereador AdautoMarmita (PL) sobre os buracos na Zona Oeste.

Compartilhar: