Apronte-se para a folia

Apronte-se para a folia

Faz parte da tradição do Carnaval: fantasiar-se ou investir em detalhes que ajudem a entrar no clima da folia torna o feriado mais aguardado do calendário nacional ainda mais especial

Taisa: antes de pensar no look ideal, é preciso considerar o local e o horário da festa, entre outros fatoresMaior festa popular no Brasil, o Carnaval, por aqui, tem muitas cores e ritmos. Em cada canto do país, ao seu modo, marca forte presença. Tal diversidade costuma mobilizar foliões do mundo inteiro. No ano passado, a data, que proporciona, pelo menos, quatro dias de festa, resultou na ocupação de 85% da rede hoteleira do Rio de Janeiro, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio. Em Salvador, que também está entre os principais destinos carnavalescos, a ocupação chegou a 97%, segundo informações da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. 

Sambas-enredo, marchinhas, maracatu, axé e até o sertanejo servem como trilha sonora para a folia que virou parte importante da cultura brasileira. Além de disposição e de muita energia, as pessoas costumam incluir na bagagem para curtir o Carnaval adereços, acessórios e fantasias. O costume não é novo e foi importado da Europa. Apesar de sua origem não ser um consenso e estar vinculada a vários lugares e hábitos, pode-se dizer que os nobres italianos do século XV são os precursores das máscaras nos bailes carnavalescos. Dos portugueses, veio o costume ir para a rua e “sujar” uns aos outros, em uma grande farra. Mais uma pitada aqui e outra ali, estavam formadas as bases do famoso Carnaval brasileiro.

As fantasias contam histórias nas avenidas de São Paulo e do Rio, divertem os foliões na Bahia, encantam os visitantes de Sergipe e do Alagoas, entre muitos outros lugares no Brasil. Ainda que a festa seja na rua do bairro ou em família, sem sair de casa, vale a pena inserir no look um pouco mais de graça, seja vestindo literalmente a fantasia ou apenas incorporando um detalhe ou outro ao visual.  

Fashion buyer da Marikitta, Taisa Salermo dos Santos adora a energia do Carnaval . “O feriado é encarado pelos brasileiros com muita felicidade, alegria e intensidade. Tudo isso contagia”, afirma a empresária. Todos os anos, a data ganha destaque, também, nas araras da loja, que ficam repletas de peças capazes de transportar as pessoas para o clima da festa. “Antes de pensar no look ideal, é preciso considerar o lugar e o horário da folia, entre outros fatores”, recomenda Taisa, que defende que se arrumar para os eventos ajuda a resgatar boas lembranças da infância. 

Na casa da família de Vanessa, o Carnaval é muito festejadoPeças do próprio guarda-roupa podem dar mais charme ao figurino. Segundo a empresária, os bodies e croppeds são tendências que, combinadas a shortinhos e outras peças confortáveis, podem garantir conforto e beleza para a festa. “Além disso, dá para criar fantasias com o que já temos no guarda-roupa adicionando alguns elementos”, garante Taisa.
O formato do vestido ajuda a revelar a inspiração de Vanessa Nascimento Cardozo de Souza. Um detalhe na cabeça, colar que transporta à praia e uma bolsa em forma de concha, a empresária transformou-se em sereia. “Sempre me arrumo para a festa. Tenho uma relação muito íntima com o Carnaval, que é um feriado especial para a nossa família”, revela. O pai de Vanessa toca bateria e acompanhá-lo junto com a mãe se aprontando para essa data faz parte de suas memórias de infância. 

A empresária já desfilou nas escolas de samba do Rio de Janeiro e do interior paulista e faz questão de viver este momento com a família. “Este ano não vamos para a Sapucaí, mas organizaremos uma festa no nosso salão de eventos para familiares e amigos”, revela. Outro look que Vanessa pretende levar para a festa é o básico short jeans com camiseta. O paetê no detalhe da blusa, no entanto, faz toda a diferença na combinação, que tem a tiara de orelhinhas como toque final.

Os acessórios são a especialidade da designer e empresária Bia Moraes. Apesar de adorar o Carnaval, ela afirma que, hoje, trocou a farra de quando era mais nova pela companhia da família e dos amigos. “A diversão deste ano deve ser nas matinês e em festinhas de amigos com meu filho de um ano e 11 meses”, conta. Ainda assim, Bia garante que vai caprichar nos detalhes do seu look, brincando com cores e formatos variados. “Um belo acessório de cabelo, como turbantes e arquinhos, ou então um mix de brincos e pulseiras são apostas certas”, sugere a designer.

A designer Bia Moraes inovou este ano criando uma linha de minifantasiasDesde o ano passado, ela dedica uma linha especial de seu trabalho ao Carnaval. Por causa do sucesso da iniciativa, este ano, criou minifantasias que estão encantando as clientes. “Estamos descobrindo que as pessoas adoram se enfeitar de uma maneira bem charmosa, especialmente para curtir os bloquinhos, estejam eles nos mais diversos cantos do Brasil”, revela a empresária. Ainda é possível encontrar algumas peças e se transformar em Branca de Neve, para as mais delicadas; Carmen Miranda, para as descontraídas; gatinha, para as que seguem um estilo mais charmoso; e marinheira, para as clientes fashion.

A pedagoga Marilia Barreto escolheu a opção mais descontraída para brincar com as crianças no evento que será realizado na escola onde trabalha. “Adoro a folia contagiante desse período do ano”, declara, apesar de ter escolhido descansar ao lado de amigos nos próximos dias. Segundo Marilia, depois de guardados os acessórios, a t-shirt da Carmen Miranda certamente vai fazer parte do seu dia a dia. 

Um pouco mais de históriaMarilia escolheu Carmen Miranda para a festa com as crianças

Apesar de ter ganhado destaque em terras brasileiras, o Carnaval não tem sua origem no país. Na verdade, a festa seria o resultado de uma mistura de diversas festas europeias. De Portugal, foi importado o “entrudo”, que, por sua vez, tem relação com os escravos. Brincadeiras e danças faziam parte da ocasião. As festividades teriam desembarcado no Brasil no século XVI e se espalhado pelo país até o final do século XVIII.
 
No final do século seguinte o Rio de Janeiro começa a reunir grupos carnavalescos, chamados, então, de cordões, ranchos ou blocos. A primeira marchinha data de 1890: “O Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga, ainda faz sucesso em diversos bailes pelo Brasil. Nessa época, os foliões já haviam aderido às fantasias e máscaras, uma herança da influência italiana. Em São Paulo, as bases do Carnaval popular a partir do final do século XIX estão nas festas profano-religiosas do interior do Estado.

A virada do século XIX para o século XX marca, também, o surgimento dos primeiros afoxés, na Bahia, tendo um forte vínculo com a cultura africana. O frevo recifense também teve sua origem nesse período, assim como o maracatu, de Olinda.  

A maquiagem certa! Siga as dicas do expert Gilson Julio e acerte na maquiagem neste feriado.

Folia na rua
• se a festa vai ser ao ar livre, jamais esqueça o filtro solar;
• para a pele, prefira produtos não oleosos, ou mate, que sofrerão menos com a transpiração
• não tenha medo das cores: o Carnaval permite brincar com sombras variadas, cintilantes e cheias de brilho — mas cuidado para não exagerar, pois a luz natural evidencia tudo!
• cuidado com os cílios postiços, pois eles podem pesar e atrapalhar a diversão

Festa no salão
• se o clima vai estar mais ameno graças ao ar condicionado, todas as bases para a pele voltam a valer;
• nesse caso, não tenha medo de carregar na maquiagem: todos os tons de azul e de verde estão em alta
• aqui, os cílios postiços são mais do que bem-vindos, já que o risco de pesar por causa do suor diminui bastante.

Mundo da fantasia

Há 10 anos, Thais de Oliveira Pinto gerencia um espaço especializado no aluguel de fantasias. Para o setor, o Carnaval é um período de grande procura. “É incrível como as fantasias mexem com as pessoas, independentemente da idade”, pontua Thais, que atende ao público do Brasil inteiro. Para as crianças, as fantasias prontas são mais comuns do que aquelas feitas sob medida. A aposta do Ateliê Sonia Roveri para o público infantil, este ano, foi a fantasia do Capitão América, entre outros super-heróis, para os meninos; entre as meninas, a diversidade é maior, mas Branca de Neve, assim como todas as princesas do mundo da Disney, está entre as preferidas. Entre os adultos, os acessórios são campeões de venda, uma vez que trazem praticidade na hora da produção.

Fotos: Beto Borges | Produção: Geovana Borges
Modelo: Tainá Cezarino (First Agency Models) | Fantasia: Ateliê Sonia Roveri

Compartilhar: