Lições de empreendedorismo

Lições de empreendedorismo

Ao retornarem de uma viagem ao maior centro tecnológico do mundo, o vale do silício, estudantes da Escola Concept trazem na bagagem muitos aprendizados e lições sobre fluência digital

Os estudantes puderam relacionar os quatro eixos trabalhados na Concept com as experiências vivenciadas no exteriorO “boom” da internet promoveu muitas mudanças importantes. Nas últimas décadas, no entanto, esse movimento acelerou e foi intensificado, sendo a tecnologia uma das grandes responsáveis por essa transformação, uma vez que possibilita o acesso à informação e a ferramentas capazes de encurtar caminhos e de modificar relações estabelecidas entre as pessoas. 

A partir desse contexto é possível perceber que uma nova geração está se formando, com novas necessidades e desafios. As perspectivas dos jovens da atualidade sobre mercado de trabalho, construção familiar, socialização e até economia é diferente das verificadas junto a gerações anteriores, afinal, o mundo digital é uma fonte de renda e de sucesso. Para acompanhar as mudanças, é preciso estar sempre atento às novas demandas e às ferramentas mais eficazes na busca por atendê-las.

Com a proposta de promover o acesso aos conteúdos de maneira diferente e desenvolver as mesmas habilidades e competências, mas de forma muito mais engajada, a Escola Concept, do Grupo SEB, promoveu uma viagem de 13 estudantes do 9º ano para o Vale do Silício, na “bay area” da Califórnia, Estados Unidos. Ao lado da diretora da escola, Mônica de Azevedo Nogueira, da coordenadora de tecnologia, Ana Paula Gaspar Gonçalves e do educador de inglês Pedro Rubiano, os adolescentes conheceram o polo mundial do empreendedorismo que é sede de diversas empresas que estão reescrevendo o futuro do planeta. “O Vale do Silício, é o centro da inovação e da tecnologia onde estão concentradas as empresas que abraçam ideias de projetos e selecionam as mais interessantes para investirem. Nossa ideia é que os estudantes, imersos neste contexto, pudessem ter uma ideia real dos projetos incríveis que temos hoje em prol de uma qualidade de vida e de um mundo melhor, pontua Mônica.

A coordenadora lembra que é do Vale do Silício que saem os diversos avanços tecnológicos do momento. Palo Alto, por exemplo, é residência de Mark Zuckerberg, o fundador e CEO do Facebook, já foi o endereço de Steve Jobs e da Universidade de Stanford. As demais cidades vizinhas abrigam grandes empresas, como Facebook (Menlo Park), Google (Mountain View), Yahoo (Sunnyvale), Apple (Cupertino), entre outras. “A visita foi extremamente rica, pois chegamos e nos ambientamos em um contexto de inovação mundial do qual a Concept também faz parte. Lá, os estudantes puderam  fazer um link  direto com os quatro eixos que norteiam o trabalho realizado na escola — sustentabilidade, colaboração, fluência digital e empreendedorismo — e avaliar como as empresas atuais prezam por esses eixos”, comenta.

Para Ana Paula, a aprendizagem na escola precisa se conectar com as inovações no mundoA programação, elaborada pela Student Travel Bureau em parceira com a Innova Lab e a IEC —empresas especializadas em introduzir brasileiros no cenário americano —, englobou um tour histórico guiado pelas cidades do Vale do Silício e visitas a grandes empresas que nasceram e/ou estão localizadas na cidade. “Com a viagem ao Vale do Silício, conseguimos antecipar para jovens de 14 e 15 anos a experiência geralmente vivida por executivos no auge da carreira ou estudantes universitários, o que é muito valioso. É importante destacar que nossos estudantes tiveram o privilégio de, no 9º ano, ter contato com o mercado de inovação de uma forma muito profissional”, avalia Ana Paula Gaspar Gonçalves, coordenadora de tecnologia.

Como o Vale do Silício é considerado o maior aglomerado de empresas de tecnologia do mundo, as visitas foram direcionadas para aguçar as ideias inovadoras da área com o objetivo de oportunizar a vivência da cultura do Vale e aproximar os estudantes da realidade do mercado. O ponto de partida foi a Steve Jobs Garage. De lá, os alunos partiram para as gigantes Apple, Google, Facebook, Stanford University, Plug in Play Accelerator, Nasa e AirBnB.
Para Ana Paula, cada visita se transformou em uma maneira de aprender  sobre sustentabilidade, mobilidade, trabalho em equipe, empreendedorismo e, sobretudo, mostrar aos jovens que não existem fronteiras, principalmente com o avanço global das novas tecnologias. “O objetivo central da viagem foi introduzir nossos jovens em oportunidades globais e expandir fronteiras. Isso mostra que a Escola Concept está alinhada com o que há de mais inovador em termos de futuro não somente em relação à educação e à tecnologia, mas ao avanço como um todo. Existe uma transformação que já chegou e, se não nos atentarmos, seremos ultrapassados por ela”, expõe a coordenadora. 

Além de conhecer infraestrutura, método de execução e mobilidade de cada espaço visitado, os estudantes colocaram em prática o aprendizado do ensino bilíngue da Concept, que objetiva desenvolver o cidadão do século XXI, com capacidade de relativizar, comparar, argumentar, raciocinar, traduzir, entre outras competências fundamentais, em diferentes idiomas. “No meu caso, que leciono o inglês, foi uma alegria vê-los falando inglês em situações reais, que exigiram interpretação e fluência no idioma”, explica Pedro Rubiano. 

Além do conteúdo

“A viagem ao Vale do Silício é a porta de entrada dos estudantes para ideias empreendedoras”, comenta PedroA partir dos pilares propostos pela UNESCO, a Escola Concept estabeleceu quatro eixos que norteiam sua proposta pedagógica, presentes em todos os projetos desenvolvidos pelos alunos, alinhando-os às necessidades da realidade local, regional e planetária e tornando-os, ainda, protagonistas de ações responsáveis, solidárias e autônomas: sustentabilidade, colaboração, fluência digital e empreendedorismo.

Ao retornarem do Vale do Silício, os estudantes têm a missão de desenvolver um projeto que relacione os eixos da escola à vivência que tiveram nas visitas e workshops. “Uma das metodologias da Concept é o desenvolvimento de projetos a cada trimestre. Com isso, os estudantes saíram do Brasil sabendo que a viagem seria um dos projetos a serem desenvolvidos, intitulado por eles como ‘California Dreaming’. Assim, eles coletaram muito material durante cada programação. Além disso, aqui na escola, desenvolverão as próximas etapas do trabalho, que resultará na produção de um blog”, explica Mônica. 

O educador frisa que o método de ensino de Palo Alto e do Vale do Silício, em geral, é muito parecido com o que acontece na Escola Concept. “Criar um ambiente voltado para aprendizagem, colocando o aluno no centro desse processo, respeitando e utilizando suas motivações individuais como ingredientes fundamentais para a produção do conhecimento são habilidades usadas no exterior. Aqui na Concept temos tido, em um  ano de trabalho, resultados excelentes”, aponta Pedro.

Ana Paula acrescenta que essa metodologia integra o desenvolvimento de habilidades e competências que permitirão aos estudantes explorarem o conhecimento necessário para lidar com um mundo em constante transformação. Os assuntos são aplicados de forma muito mais engajada, criativa, intuitiva e, mais importante, significativa. “Para cada projeto, os educadores selecionam competências, habilidades e conteúdos a serem desenvolvidos e avaliados. A missão dos estudantes na aprendizagem por projetos é unir as suas paixões a problemas reais do mundo para gerar transformação na sociedade e deixar um legado. Especificamente nesse caso, os estudantes precisam ainda comunicar tudo que aprenderam lá e multiplicar o que vivenciaram para os outros colegas”, analisa a coordenadora. 

A Escola Concept, do Grupo SEB, promoveu uma viagem de 13 estudantes do 9º ano para o Vale do Silício, na “bay area” da Califórnia

Fluência Digital


“A Stanford University foi um dos lugares que mais gostamos de visitar. A Universidade reúne diferentes cursos e nos deu a oportunidade de conhecer diversas áreas de atuação. Como é considerada uma das instituições mais prestigiadas do mundo, vimos de perto a importância do dinamismo e a influência que os aspectos digitais tem para as gerações”, Jéssica Pozza.

Jéssica Pozza

Sobre o vale do silício


O Vale do Silício, está situado na Califórnia, Estados Unidos, com uma das maiores aglomerações de empresas com domínio de tecnologia de ponta do mundo. Esta característica vem ganhando espaço no mundo, pois a região é conhecida por desenvolver modelos acessíveis de financiamento para projetos de tecnologia, conhecidos como Startups Companies.A região é composta por várias cidades do estado da Califórnia, como Palo Alto, Santa Clara, San José, Campbell, Cupertino, Fremont, Los Altos, Los Gatos, Menlo Park, Mountain View, Milpitas, Newark, Redwood City, Saratoga, Sunnyvale e Union City. Nesses municípios estão instaladas empresas famosas como Apple, Facebook, Google,Ebay, Yahoo!, HP, Intel e Microsoft, além da Adobe, Oracle e Stanford University. São milhões de empregos relacionados à tecnologia espalhados pelo Vale. Há ainda a preocupação com a sustentabilidade e meio ambiente, questões como, crescimento de maneira sustentável e responsável. Vale ressaltar que sua implantação começou na década de 50 durante a corrida tecnológica da Guerra Fria, todavia, o crescimento se deu a partir dos anos 90. O termo “Vale do Silício” refere-se a uma região localizada na baía de São Francisco, que naquela época já era o lar de nomes promissores na indústria como a AMD e a INTEL, que utilizam o silício como principal elemento na composição dos chips fabricados.



Registro de viagem

Com a bagagem cheia de referências e de inspiração, os estudantes retornaram ao Brasil com a confirmação do quão inovadora é a proposta da Escola Concept

Empreendedorismo

“A Stanford University realmente chama a atenção pela infraestrutura e pelos estudantes circulando por todas as áreas a pé ou de bicicleta. As pessoas são educadas, dispostas e alegres, o que nos faz pensar em ser melhores no nosso dia a dia. Além disso, a metodologia de ensino deles é muito parecida com a nossa e, assim, conseguimos ver que também temos capacidade para ter boas ideias”, Eduardo Gama.

Colaboração

“Na visita ao Facebook, fomos recebidos por um brasileiro que trabalha há certo tempo lá e que nos mostrou que o trabalho em equipe, a cooperação e a colaboração são fundamentais no mercado de trabalho. De acordo com ele, seu superior não se coloca acima dele, mas ao seu lado, trabalhando junto na mesma ideia. Além disso, os colaboradores nos alertaram sobre a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional”, Gabriela Ferronato.

Sustentabilidade

“Ao entrar na sede do Facebook e do Instagram, fomos contagiados pela alegria e pela satisfação de quem trabalha por lá. Os colaboradores estão realmente felizes por comporem a equipe. Além disso, a infraestrutura é ambientalmente correta e respeita as diversidades culturais dos indivíduos, estimula a mobilidade por meio de bicicletas ou carro elétricos, contribuindo diretamente para um ambiente mais saudável”, Sofia Noronha.

Eduardo Gama, Gabriela Ferronato e Sofia Noronha

Fotos: Amanda Bueno

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