Muitas razões para comemorar

Muitas razões para comemorar

Ao completar quatro décadas de história, Riberball celebra a consolidação de um portfólio bastante diversificado, capaz de atender a uma fatia significativa do mercado de balões decorativos

Atualmente, a Riberball está instalada em uma área com 18 mil m²Entre os inúmeros ingredientes necessários para uma receita empreendedora bem-sucedida no Brasil, ousadia e perseverança são fundamentais. Isso porque, ao considerar o volume de encargos assumidos pelos empresários, pode-se afirmar que o cenário corporativo nacional não é dos mais convidativos. Da mesma forma, não é fácil sobreviver a uma economia marcada, por um longo período, pela instabilidade, incluindo mudanças sucessivas de planos econômicos e de diretrizes políticas. 

O empresário Dorival Balbino conhece bem esses desafios, já que, há 40 anos, comanda a Riberball, fábrica dos Balões Pic Pic que, atualmente, detém aproximadamente 30% do mercado nacional. “Há 40 anos, aceitei o desafio de um amigo: criar uma fábrica de balões. Para me convencer, ele argumentou que este seria um mercado de baixo investimento, fácil produção, venda certa e muito lucro. Devo dizer que nada disso se comprovou na prática, mas garanto que todo esforço valeu a pena”, brinca o empresário.

Essa história começou em 1977, quando uma pequena fábrica, com pouco mais de 200 m² e 10 funcionários, passou a fabricar bexigas. Não havia, no entanto, um amplo know how desse universo, especialmente na área de equipamentos e, portanto, o maquinário apropriado para a isso também foi sendo desenvolvido na prática. “No início, éramos responsáveis por tudo: administrativo, desenvolvimento de produtos, comercialização, entrega e muito mais. Por 11 anos, ainda conciliei as atividades junto a Riberball e a rotina como representante comercial da Lupo. Somente em 1988, passei a me dedicar, integralmente, ao mercado de balões, pois entendi que era preciso chegar ao próximo nível”, recorda Dorival.

A empreitada deu certo. De lá para cá, o crescimento e a profissionalização da empresa foram constantes. Atualmente, a Riberball ocupa uma área de 18 mil m², onde estão instaladas 25 máquinas de produção de balões e outras 26 para estampas, além de sete equipamentos para embalagem. A empresa responde por 350 empregos diretos e pelo processamento de cerca de 400 mil quilos de látex ao mês, que resultam em 240 mil quilos de balões mensais.
Dorival Balbino revela que sempre manteve a certeza de que, com dedicação e perseverança, alcançaria os resultados esperados
Quem revela esses números é o gerente de produção e químico responsável pelos produtos da Riberball, Antoninho Aparecido de Souza, que faz parte do time da empresa há 35 anos. Sua carreira na indústria de bexigas começou quando ainda frequentava o curso técnico de Química. Foi ali que, posteriormente, formou-se na mesma matéria e também em Engenharia de Produção e em Segurança do Trabalho.

Hoje, Antoninho tem cerca de 180 funcionários sob seu comando, na produção e na manutenção dos equipamentos industriais. Sob sua responsabilidade estão, ainda, as áreas de estampas e embalagem. “Para que toda essa engrenagem funcione, trabalhamos, na produção, 24 horas por dia, seis dias por semana, em três turnos. Todo o trabalho vale a pena”, garante o gerente de produção. Principal matéria-prima da Riberball, o látex utilizado para gerar os mais de 4 milhões de balões mensais produzidos ali é quase 100% importado da Ásia. Os demais insumos — que representam aproximadamente 5% — são provenientes de diversos cantos do mundo, inclusive do Brasil. A combinação desses ingredientes resulta em um portfólio com aproximadamente 35 produtos e mais de 40 possibilidades, que podem ser personalizadas. “É o mercado que define os produtos que sairão da nossa fábrica. Personagens infantis, novas cores e formatos: tudo isso contribui para a formatação dos Balões Pic Pic”, acrescenta Antoninho.

O relacionamento próximo com os principais agentes do mercado de festas também tem forte influência na renovação da linha de produtos que levam a assinatura Riberball. Nesse contexto, o diretor comercial e de marketing da empresa, Daltevir Toledo, tem grande participação. Foi depois de sua chegada à equipe, há 18 anos, que a indústria de balões começou a promover cursos de decoração com bexigas no Brasil e também no exterior. “Percebemos que, assim como já acontecia fora do país, era possível expandir a usabilidade dos balões por aqui. Passamos, então, a promover cursos para ensinar os decoradores e demais agentes do segmento de festas a aproveitar melhor os nossos produtos”, conta Daltevir. 

As aulas acontecem em diversos cantos do Brasil e também no exterior, uma vez que a empresa está presente em diversos países da América Latina. Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia são alguns deles. Já foram promovidos mais de 4 mil cursos. Com cerca de 75 representantes comerciais, os balões produzidos na indústria de Ribeirão Preto estão presentes em aproximadamente 10 mil pontos de venda. De acordo com o diretor comercial, há planos para expandir os negócios da Riberball para outros mercados, inclusive na Europa. A força e a tradição de quatro décadas, que tornam a fábrica local a segunda mais antiga do setor no Brasil, aproximam esse projeto da realidade.

Amor, dedicação e confiança

De acordo com Dorival Balbino, esses três itens foram fundamentais para a consolidação da Riberball. “Durante Maquinário da empresa foi desenvolvido graças ao know-how adquirido em 40 anos de históriaesses 40 anos, mantive a convicção de que, se seguisse esse caminho cercado de pessoas dedicadas e comprometidas com a empresa, com o mercado, com a comunidade e com o meio ambiente, alcançaríamos os resultados esperados”, afirma o empresário, ressaltando que a filosofia da Riberball é continuar crescendo e oferecendo produtos de qualidade, sempre inovando e valorizando o ser humano, atuando com ética e responsabilidade.

Dorival pretende seguir a mesma receita à frente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP). Em uma eleição inédita, o industrial acaba de assumir a presidência da entidade, que possui 112 anos, pelos próximos três anos. Atuante em diversas associações de classe, já foi diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), presidente do Conselho Deliberativo da FIPASE junto à USP, representante sem vínculo com a USP junto ao Conselho Gestor do campus de Ribeirão Preto, vice-presidente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, vice-presidente do Comercial Futebol Clube, presidente do Rotary Club Ribeirão Preto Norte e vice-presidente da própria ACIRP. 

A pretensão à presidência começou a se concretizar há um ano, quando, junto com amigos e empresários, entendeu que a entidade precisava passar por mudanças. “Aos poucos, o Movimenta Ribeirão foi tomando forma até a criação da chapa Nova ACIRP, que, no dia 7 de abril, recebeu mais de 60% dos votos dos associados”, revela Dorival, que é conhecido por suas ideias firmes e pela grande determinação. De acordo com o empresário, a profissionalização da entidade é a prioridade da nova diretoria. Balbino destaca que, na ACIRP, utilizará o mesmo modelo que deu certo nos seus negócios: a liderança participativa. “Buscaremos o envolvimento das pessoas e tomaremos decisões em grupo, pois, dessa forma, diminuímos as chances de errar”, garante. 

A empresa em números

18 mil m² de área construída
350 funcionários diretos
400 toneladas de látex processados todos os meses
240 toneladas de balões produzidos a cada 30 dias
Presença em todos os estados brasileiros
Comercialização em diversos países da América Latina, especialmente no Paraguai e no Uruguai

Responsabilidade social

Como permite os órgãos responsáveis, a Riberball faz questão de destinar 6% do Imposto de Renda devido ao Governo Federal aos Conselhos Municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente. Entre as entidades que também recebem esse auxílio estão a Casa das Mangueiras - Organização Vida Nova e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP).

A indústria de balões oferece 350 empregos diretosPioneirismo no DNA

Em junho de 1992, a Riberball foi a primeira a lançar os balões metalizados.
Em agosto de 1996, passou, de forma inédita no mercado, a processar o fechamento de suas embalagens de maneira automatizada.
Em 2000, foi realizado o primeiro curso de Arte com Balões, em Ribeirão Preto.
Em junho de 2001, apresentou a linha Profissional de Balões Redondos.
Em março de 2003, a Coleção Gordinhos foi apresentada, trazendo mais resistência, durabilidade e variedade aos redondos.

Sustentabilidade

Mantendo um forte compromisso com o meio ambiente, a Riberball trata os recursos naturais com máxima responsabilidade. A madeira usada nas caldeiras da indústria são provenientes de áreas de reflorestamento. Os resíduos industriais recebem tratamento adequado antes de irem para a rede de esgoto ou incinerados. Além disso, a água utilizada para a limpeza do parque industrial, por exemplo, vem de captação da chuva, armazenada em reservatórios de 1 milhão de litros.

Foto de capa: Paulo Marx
Texto: Luiza Meirelles

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