Na vanguarda da educação

Na vanguarda da educação

Depois de três anos de pesquisa, que incluíram um tour por nove países em busca das melhores práticas educacionais, Grupo SEB apresenta a Escola Concept

É quase uma obviedade afirmar que o mundo está em pleno processo de mudança. A constante transformação, aliás, é inerente ao próprio ser humano e, consequentemente, à sociedade em que ele está inserido. Nas últimas décadas, no entanto, esse movimento parece estar acontecendo de forma mais rápida e urgente. A tecnologia está entre as responsáveis pela aceleração percebida, uma vez que possibilita o acesso a informações e a ferramentas capazes de encurtar caminhos e de modificar as relações estabelecidas entre as pessoas. 

Nesse contexto, uma nova geração vai se forjando, trazendo com ela outras necessidades e desafios. Para acompanhar as mudanças, é preciso estar sempre atento às novas demandas e às ferramentas mais eficazes na busca por atendê-las. Justamente da combinação desses dois fatores surgiram as bases da Escola Concept, nova bandeira do Grupo SEB, que iniciará as atividades em Ribeirão Preto e em Salvador, na Bahia, em 2017.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado educacional, o Grupo tem sua história marcada pela capacidade de antecipar tendências. “Faz parte do nosso DNA acompanhar de perto todas as novidades do universo da Educação. Para isso, estamos sempre atentos às melhores práticas, seja no âmbito nacional, seja no internacional. Essa postura fez toda diferença na trajetória percorrida até aqui”, avalia Nilson Curti, diretor superintendente do Grupo SEB. A criação da nova bandeira vem da percepção das mudanças no perfil do aluno, especialmente na última década. “Esse novo conceito de escola surgiu a partir das necessidades dos alunos e não de um vontade institucional nossa. Eles são os responsáveis por criar esse novo momento. Se as mudanças são imprescindíveis, esse aluno é a inspiração para tal processo. A Escola Concept precisa refletir esse movimento”, afirma Thamila Zaher, diretora executiva, à frente desse novo ciclo de inovação pelo qual o Grupo SEB passa.

A vontade de inovar mais uma vez levou uma equipe do Grupo SEB a um intenso processo de pesquisa, que incluiu a escuta de mais de quase 4.000 pessoas em todo o Brasil, a análise de tendências, a consulta dos mais renomados especialistas e, também, a uma extensa viagem pelo mundo, em busca das principais referências e práticas quando o assunto é a educação de altíssimo nível. Cidades como Frankfurt, Helsinque, Lugano, Genebra, Seatle, Los Angeles e Cingapura compuseram o roteiro. 

Com a bagagem cheia de referências e de inspiração, os idealizadores retornaram ao Brasil para dar forma à proposta da Escola Concept. Entre os fatores norteadores desse trabalho está o foco no processo de aprendizagem, não mais no ensino, como se convencionava até então. “Essa mudança parece sutil, mas é primordial para que todas as outras aconteçam. Criar um ambiente voltado à aprendizagem significa colocar o aluno no centro desse processo, respeitando e utilizando as motivações individuais como ingredientes fundamentais para a produção do conhecimento”, afirma Zacarias Gonçalves, diretor nacional das Escolas Concept.

Essa mudança de perspectiva faz ainda mais sentido ao olhar atentamente para os alunos da atualidade, os chamados nativos digitais. “Muito mais do que a familiaridade com as mais modernas tecnologias, as novas gerações estão inseridas em um mundo em que a informação e os objetos do conhecimento estão disponíveis em um grande cardápio digital, a Internet. Assim, as escolas não precisam mais ser provedoras de conhecimento. A elas, cabe mediar o acesso e facilitar o desenvolvimento de habilidades essenciais no mundo contemporâneo”, continua Zacarias, que antes de fazer parte do Grupo SEB, atuava como head na área de educação da Apple, reconhecida como referência mundial em inovação e pelos altos investimentos feitos para contribuir na evolução de metodologias e de dispositivos voltados ao universo educacional. De acordo com o diretor, a pedagogia da nova bandeira está baseada em projetos, o que complementa de maneira importante as diretrizes dos parâmetros curriculares nacionais propostos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). “A proposta é promover o acesso aos conteúdos de maneira diferente e desenvolver as mesmas habilidades e competências, mas de forma muito mais engajada”, continua.

Para que tamanha inovação seja possível, os professores continuam sendo figuras fundamentais, mas seu papel também exige uma transformação. “Se, até aqui, o professor era capacitado para lidar com o ensino, agora, tem de estar preparado para garantir que o processo de aprendizagem ocorra”, pontua Luizinho Magalhães, diretor nacional de Educação do Grupo SEB. A missão atual deste docente o torna, ainda mais, um profissional em constante atualização, capaz de lidar com o currículo futuro do aluno, e não só com aquele pré-determinado. “Esse professor precisa de dois requisitos essenciais: tempo para planejar e uma formação continuada muito intensa”, continua o diretor, destacando que o corpo docente da Escola Concept terá 10 horas semanais reservadas para essas finalidades, fora das salas de aula. Isso significa que, ao longo de uma semana por mês, o profissional vai se dedicar à sua formação, ao planejamento e à análise do desempenho e da trajetória de aprendizagem de cada aluno. 

Tudo isso acontecerá dentro de um espaço cuidadosamente planejado. Em um terreno de mais de 13 mil m², foi erguida uma estrutura que ultrapassa 9 mil m², organizada e equipada para garantir inúmeras experiências educacionais positivas, dentro e fora das salas de aula. Estão abertas vagas do Maternal/Toddlers 1 (crianças a partir de 1 ano e 6 meses) até o 9º ano do Ensino Fundamental II. O Ensino Médio será iniciado em sequência, a partir de 2018.

As obras foram iniciadas em 2013 e, depois de concluídas, revelam um projeto arquitetônico que tem como bases um design que favorece a transformação, o pensamento transdisciplinar, a aprendizagem além das salas de aula e as novas linguagens, integrantes de um ensino global. “Quando pensamos a estrutura física da Concept, idealizamos, mais do que um projeto esteticamente privilegiado, um ambiente que garantisse a aprendizagem. Trata-se de um espaço que permite encontrar novas formas de enxergar o mundo e de buscar novos significados, especialmente pela intensa flexibilidade que oferece aos professores e aos alunos”, explica Leandro Martins, diretor corporativo de Marketing do Grupo SEB. 

Uma visita guiada pelas dependências da nova escola revela que o físico e o digital convivem harmonicamente na unidade. Das paredes retráteis ao mobiliário com rodízios, é possível notar que a modularidade foi uma das questões consideradas. Todos os móveis foram desenvolvidos de forma exclusiva para a escola: das mesas e cadeiras aos brinquedos do playground e às arquibancadas do pátio de entrada. Fica clara a inexistência de barreiras entre o digital e o analógico graças ao uso intenso de painéis digitais, somado à opção de trazer caixas de plantio e hortas móveis para dentro dos ambientes fechados. 

O uso do digital também não ocorre de maneira tradicional: as diversas plataformas espalhadas pela escola podem ser amplamente utilizadas, seja no uso pedagógico da galeria de arte digital para apresentar um tema de forma lúdica aos alunos, seja na apropriação do videowall para um encontro de educadores, por exemplo. “Um destaque importante é o parque esportivo: o ginásio, de medidas oficiais, possui no piso e na iluminação das quadras a mesma tecnologia utilizada nos Jogos Olímpicos. A ele somam-se muitos outros espaços para tornar a escola aberta e convidativa às famílias e à comunidade, como o palco no ginásio, um incrível auditório para mais de 300 pessoas, o teatro de arena, o espaço do autor anexo à biblioteca, entre muitos outros”, lista Leandro. 

O espaço de produção de vídeos, presente em todas as salas do Ensino Fundamental, com estrutura de iluminação e chroma key, e o Espaço Maker, que funciona como uma grande sala de prototipagem, impressionantemente bem equipada, também merecem destaque. “Queríamos um lugar high touch, onde o primeiro termo traduz o que é tecnológico e moderno e o segundo, refere-se ao que é humano, sensível e sensorial”, continua o diretor de marketing. Em todos os andares da construção, os ambientes garantem espaço para a conexão das pessoas com o conhecimento e com o mundo, assim como incentiva o surgimento de novas ideias e a transformação do tempo livre em tempo útil.
 
Muito a dizer em dois idiomas

Junto à Escola Concept, o Grupo SEB apresenta um novo jeito de encarar o bilinguismo, cuja identidade combina o contexto local — em língua portuguesa, com a preservação e a celebração da cultura brasileira — e o global — que considera uma mentalidade internacional e cosmopolita. O objetivo final do programa dual language é desenvolver o cidadão do século XXI, com a capacidade de relativizar, comparar, argumentar, raciocinar, traduzir, entre outras competências fundamentais, em duas línguas diferentes. “Graças a uma metodologia que privilegia um currículo único, onde a aprendizagem ocorre de maneira totalmente integrada nos dois idiomas, e à preparação do corpo docente, nossos alunos vivenciam as duas línguas dentro e fora das salas de aula, desde a Educação Infantil”, revela Mônica de Azevedo Nogueira, diretora da Escola Concept de Ribeirão Preto.

Entre os pequenos, aliás, o tempo de exposição à língua inglesa é a maior possível: 80%. Isso porque, de acordo com a neurociência, nesta fase, a criança produz uma quantidade maior de sinapses no cérebro. “Mais do que favorecer a aquisição de um segundo idioma no mesmo nível de fluência da língua materna, os alunos transitam pelas atividades de forma natural nos dois idiomas, desenvolvendo competências e habilidades de forma vivencial” explica Mônica. No Ensino Fundamental I, que corresponde ao período entre o primeiro e o quinto ano, a rotina escolar segue propondo a imersão do aluno na segunda língua durante 50% do tempo. “Por ter uma perspectiva multicultural, essa fase possibilita a ampliação de vocabulário e o aperfeiçoamento da proficiência”, salienta a diretora. Já na segunda etapa do Ensino Fundamental, são reservados ao inglês 40% do tempo, suficientes para manter e aprimorar a fluência até então adquirida. “Neste período, o foco passa a ser o cumprimento da complexidade das diretrizes curriculares em língua portuguesa”, acrescenta Mônica. 

A proposta da Escola Concept é reconhecida internacionalmente. A Escola faz parte do prestigiado Fieldwork Education, órgão acreditador de currículos bilíngues que já auditou mais de 1.800 unidades de ensino em 92 países. Em todos os níveis educacionais, segue currículos baseados em respeitadas pesquisas e práticas globais. Nesse ponto, a certificadora se alinha perfeitamente com a proposta pedagógica da nova unidade do Grupo SEB, que possui um currículo vanguardista que coloca, justamente, o prazer de aprender dos alunos no primeiro plano. “Essa parceria também provê capacitações regulares com professores internacionais, que se alinham ao intenso processo de formação continuada da nossa escola”, argumenta a diretora, salientando, também, que enxerga toda a comunidade escolar — alunos professores, equipe, pais, familiares e entorno — como um único ecossistema de interação, aprendizagem e desenvolvimento. 

Em busca de referências

Durante a viagem, nove cidades foram visitadas em três continentes. Na bagagem, além das 90 horas de voo, vieram os conteúdos de mais de 20 entrevistas realizadas com grandes especialistas na área da educação e muita inspiração.

Aprendizagem divertida

Na educação infantil, a Escola Concept apresenta um conjunto de metodologias inédito no Brasil. O “Fun Learning”, ou “Aprendizagem Divertida”, foi desenvolvido pela Fun Academy, que surgiu de uma parceria entre a iniciativa privada e a Universidade de Helsinque, na Finlândia. Baseadas no modelo nacional de educação daquele país, reconhecido como um dos mais avançados do mundo, surgiu o método educacional com o objetivo central de engajamento dos pequenos no próprio processo de aprendizado. “Diversos estudos comprovam que a aprendizagem é mais efetiva quando as crianças estão verdadeiramente envolvidas, e nada é mais envolvente do que a diversão”, explica Igor Buratini, representante da Fun Academy. 

De acordo com Igor, que é brasileiro e mora na Finlândia há 10 anos, o método que chega agora ao Brasil já está presente em mais de 90 países e 1.800 escolas no mundo inteiro. Para garantir a efetividade da implantação, os professores da Escola Concept passarão por um processo de formação inicial e por reciclagens regulares junto a professores internacionais. A partir do próximo ano, um convênio irá garantir intercâmbio e troca de informações constante com a instituição finlandesa.

Eixos contextualizadores

A partir dos pilares propostos pela UNESCO, a Escola Concept estabeleceu quatro pilares que norteiam a proposta pedagógica, presente em todos os projetos desenvolvidos pelos alunos, alinhando-os com as necessidades da realidade local, regional e planetária e tornando-os, ainda, protagonistas de ações responsáveis, solidárias e autônomas. 
 
• Sustentabilidade: relacionada ao desenvolvimento de um lugar socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente correto, que respeita as diversidades culturais e apoia uma postura ética.

• Colaboração: tem como base conceitos como parceria, interação e mutualidade, que ajudam a desenvolver habilidades como comunicação e trabalho em equipe, cada vez mais requeridas também
na vida adulta.

• Empreendedorismo: pilar que incentiva o autoconhecimento, o planejamento e a organização dos alunos, estimulando-os a tirar as ideias do papel, ensinando-os, assim, a se responsabilizarem pelo próprio sucesso, entre outros ganhos.

• Linguagem de programação: eixo que busca desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade, além de incentivar seu protagonismo, estimulando o aluno a compreender o funcionamento do mundo e sua capacidade de interferir positivamente nele.

Sempre à frente

Maior grupo de educação básica do país, o Grupo SEB está presente em oito estados e em 16 cidades brasileiras, somando cerca de 45 mil alunos, atendidos por diferentes bandeiras. Com 39 unidades em funcionamento no Brasil e cerca de seis mil colaboradores diariamente engajados em sua missão, o Grupo SEB comemora mais de 50 anos dedicados exclusivamente à educação. Sob o comando do presidente Chaim Zaher, o Grupo escolheu a cidade sede, Ribeirão Preto, como um dos pontos de lançamento do novo projeto. “Somos conhecidos pela nossa capacidade empreendedora, pelo pioneirismo e pelas inovações constantes. Não poupamos investimentos para garantir essa essência nos últimos 50 anos. Não seria agora, quando nos sentimos mais bem preparados e bem estruturados do que nunca para antecipar o futuro da educação básica nacional, que o faríamos”, afirma animado o presidente. Com a Escola Concept, o Grupo SEB antecipa, mais uma vez, um novo conceito — como sugere o próprio nome — em educação.

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