Planejamento e metas

Planejamento e metas

ACIRP investe em profissionalização e reposicionamento de marca, com trabalho e foco nos resultados almejados para que o associado se sinta ainda mais próximo e valorizado

Entre as várias conquistas da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), nos últimos anos, estão a profissionalização e o reposicionamento de marca, que se transformaram em pilares para o futuro da entidade. Tudo com planejamento, trabalho, cumprimento de metas e foco nos resultados almejados. Esses compromissos foram estabelecidos em 2010, no Planejamento Estratégico realizado com a consultoria do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepad), que detectou uma série de possíveis melhorias e de ajustes de rota necessários para o fortalecimento da Associação. 

Tais mudanças são reconhecidas pelos associados, que encontram na ACIRP um suporte ao desenvolvimento de seus próprios objetivos. É o caso, por exemplo, dos empresários Caio Balieiro, sócio-proprietário da Walfänger e integrante do Polo Cervejeiro; Rosinha Sciubba, proprietária de duas unidades da escola de línguas CNA; Daniel Ribeiro, proprietário da Tapeçaria Inglesa; e Ismenia Aparecida Alves Costa, proprietária da Ismenia Modas e integrante do Grupo Rua Barão. O impacto da modernização da ACIRP no dia a dia de cada um deles motiva a entidade a trabalhar ainda mais.

“Distritais promovem maior aproximação entre associado e ACIRP”, estima VictorAlgumas bases foram estabelecidas, aos poucos, com a reorganização. Uma delas é o Núcleo de Economia, criado para fornecer dados econômicos essenciais, como o cálculo mensal de inflação e o Produto Interno Bruto (PIB) do município e da região administrativa (em parceria com a Fipe); o nível de otimismo do empresariado e dos consumidores (em parceria com a Fundace); boletins econômicos periódicos aos associados, entre outros.

Outra mudança foi a reestruturação do Departamento de Relações Internacionais, primeiro passo para a internacionalização da Associação. “Hoje, a entidade recebe quase todos os meses visitas de representantes de outros países para reuniões de negócios com empresários locais”, revela Júlio Cesar Soncini, diretor do Departamento de Relações Internacionais. Missões a feiras no exterior, como a Expo Milão, na Itália, também são práticas já consolidadas. Incentivo às exportações e reconhecimento às empresas que se destacam em vendas fora do país, por meio do Prêmio Exporta Ribeirão, são ações já consolidadas do departamento.

Além disso, em 2016, a ACIRP revisou o organograma e os processos. O objetivo foi remanejar e adequar funções às competências, de maneira a realocar os colaboradores da associação em cargos compatíveis aos seus talentos e interesses profissionais, bem como padronizar as atividades de cada departamento dentro da entidade. “Efetuar um trabalho de redesenho de processos é muito importante para qualquer empresa ou instituição, com ou sem fins lucrativos. Dessa maneira, conseguimos que uma equipe de qualidade sinta-se mais motivada, produza mais e apresente mais resultados”, explica a superintendente executiva da ACIRP, Paula Domeneghetti.

Por meio dessa reestruturação, da renegociação de contratos com terceiros e da otimização de recursos, os custos operacionais foram reduzidos em R$ 45 mil mensais. Mesmo em um cenário de forte recessão, a entidade fechou 2016 com R$ 1,8 milhão em reservas para que pudesse investir em benefícios aos associados em 2017 e também para promover uma campanha institucional de fortalecimento de marca e divulgação dos serviços oferecidos.

A própria contratação da executiva integra o plano de readequações. Com mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas e especializada em gestão de mudanças, Paula encabeça uma equipe de outros três gerentes – Cristiane Arocete (Administrativo e de Pessoas), Otávio Soares (Operações) e Rogério Yuki (Negócios). “Em uma instituição dirigida por empresários voluntários, é importante que o corpo de gestores dê sequência ao direcionamento de forma contínua, independente do tempo que os diretores podem empregar à entidade. Assim, somos responsáveis por toda operação, deixando a diretoria mais voltada à parte estratégica”, explica Otávio. 

Outra engrenagem fundamental neste processo é a equipe de colaboradores, que vem recebendo capacitações constantes e incentivos à educação continuada, bem como benefícios que promovam mais qualidade de vida pessoal e profissional. “Estamos intensificando os treinamentos e temos uma equipe preparada e ciente de nossas metas. Enfatizamos a importância do atendimento, independente do tamanho ou do setor da empresa. Para nós, todos os associados são importantes”, pontua Cristiane. 

Nesse sentido, desde o início do ano, um grupo de colaboradores está visitando todas as empresas associadas para atualizar os cadastros, ouvir sugestões e críticas e elaborar relatórios, que possam nortear as ações da entidade de acordo com as demandas apresentadas. Outro canal de informação para os associados também foi criado, o WhatsApp ACIRP.

Foco no associado

“Recebemos visitas internacionais quase todos os meses”, salienta JulioDepois de rever processos e reestruturar a operação, Rogério aponta que 2017 é o tempo de intensificar as ações, tendo sempre como foco beneficiar o associado. “É um ano cujo planejamento é mostrar ao associado tudo o que a ACIRP tem a oferecer, independente do porte de sua empresa. Aqui, ele tem assessoramento, apoio e capacitação para várias situações e necessidades do dia a dia”, frisa Rogério. O gerente de negócios completa, ainda, que a campanha institucional de marketing segue esta linha, já que os próprios associados apresentam os serviços que utilizam na ACIRP e mostram as melhorias e os resultados obtidos por meio deles. 

Além da campanha institucional, a direção da entidade anuncia outras novidades. Devido à receptividade do público e dos lojistas, a campanha Show de Prêmios, lançada ano passado em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (SINCOVARP), foi expandida e já está aberta para a adesão de lojistas interessados. Rebatizada como Show de Prêmios ACIRP SINCOVARP, além dos consumidores, a campanha agora também premia o estabelecimento e o vendedor. Além disso, um novo sorteio foi marcado, a Black Friday, que se junta aos já existentes: Dias das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças. 

Em todos esses, o consumidor sorteado leva uma moto Honda CG 160 Start; o estabelecimento ganha um smartphone; e o vendedor, um vale-compras de R$ 500,00, que pode ser utilizado em qualquer uma das lojas participantes. O sorteio especial referente ao Natal, agora, dará três Onix Joy 0km a três consumidores; três smartphones aos estabelecimentos; e três vale-compras de R$ 500,00 aos vendedores.

Outro avanço ficará por conta do Natal Luz que, já no ano passado, ganhou novas decorações em diferentes pontos da cidade. As vendas dos espaços publicitários em guirlandas e outras decorações, antes realizadas somente ao fim do ano, em 2017 passam a ser feitas em abril, com parcelamento estendido. Além do Centro e de outras regiões contempladas, as peças de decoração também serão montadas em outros corredores comerciais de Ribeirão Preto.
Também foi lançado, em evento realizado dia 21 de março, o projeto para criação do Conselho da Mulher Empreendedora, que vai contribuir com sugestões e projetos para vários setores da entidade. Já para o fim de abril, outra novidade da ACIRP vem à tona durante a Agrishow. A entidade, que sempre possuiu um estande na feira aberto à visitação de empresários, inaugura, nesta edição do evento, o Espaço Empresarial ACIRP, área com 300 metros quadrados e dez estandes disponíveis para locação (com preços diferenciados aos associados). Além de um espaço ideal para a divulgação de produto e marca, o empresário participante também terá acesso a uma área comum para network,  eventos e treinamentos específicos.

Por fim, a ACIRP também intensificará, em 2017, uma das ações mais positivas de toda trajetória da entidade, o Programa Empreender. Por meio dele, empresas de um mesmo segmento econômico se unem em grupos (os chamados Núcleos Setoriais) para discutir problemas comuns e buscarem soluções conjuntas. O ano de 2016 fechou com a participação de quase 300 empresas em 19 grupos diferentes. “O objetivo é formar outros núcleos setoriais, fortalecendo o associativismo entre quem antes se via como concorrente”, argumenta o presidente da ACIRP, Antonio Carlos Maçonetto. 

Reestruturação distrital

Para dar suporte a todas essas melhorias, mudanças importantes também já foram feitas nas distritais. A Sul e a Sudoeste, por exemplo, ganharam novas sedes – mais bem estruturadas, amplas e funcionais. Há planos, ainda, de se transferir a Distrital Norte para um edifício próprio da ACIRP no Distrito Empresarial. Já a Distrital Oeste inaugura, até junho, o Sebrae Aqui, local para desenvolvimento de negócios das micro e pequenas empresas. Ainda no primeiro semestre, a distrital também recebe a Sala do Empreendedor. 

“O foco de nossas ações é sempre beneficiar o associado”, garantem Rogério, Cristiane, Otávio e PaulaO espaço, desenvolvido em parceria com a Prefeitura, o Sebrae-SP, SINCOVARP e a Casa do Contabilista, oferece em um só local, orientação e todo suporte para abertura de empresas. Tais iniciativas somam-se a outros esforços de fomento do empreendedorismo presentes na distrital, como a certificação digital e o escritório regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), reconhecido em auditoria realizada no final no ano passado pela Jucesp São Paulo com 100% de aprovação, em conformidade com todos os processos auditados.

Victor Hugo Brandani, superintendente da Distrital Norte, observa que as distritais são de suma importância para trazer o associado para mais perto da ACIRP. “Por isso, estamos nos bairros, para que seja possível um encontro mais próximo e imediato com o empresariado local – ouvindo as demandas, necessidades e ajudando no 
que for possível”, afirmou o dirigente.

Números crescentes

294 eventos foram realizados nos últimos três anos; no mesmo período, a entidade apoiou outras 98 ações
300 empresas, hoje, integram os 19 Núcleos Setoriais do programa Empreender
Seis sorteios serão realizados durante o ano na campanha Show de Prêmios; a Black Friday é novidade
Os três balanços financeiros (2014, 2015 e 2016) foram aprovados por unanimidade pelos conselhos fiscal e deliberativo, e estão disponíveis no site www.acirp.com.br.
23,9 milhões de dólares foram negociados na Rodada Internacional de Negócios de 2016.

Depoimentos

"A ACIRP, além de trazer maior visibilidade, deu mais poder de negociação, por meio do Polo Cervejeiro. Hoje, somos fortes e exemplo nacional para muitos outros lugares que objetivam desenvolver as cervejarias artesanais.” Caio Balieiro, sócio proprietário da Walfänger e integrante do Polo Cervejeiro.

"A ACIRP sempre nos ajuda quando precisamos de algo que está fora de nosso alcance. Todos são muito atenciosos, fazem visitas à loja, nos indicam cursos e prestam orientação jurídica.”  Ismenia Aparecida Alves Costa, proprietária da Ismenia Modas e integrante do Grupo Rua Barão.

"Estamos no mercado há 21 anos. A ACIRP sempre nos deu apoio, mas de alguns anos para cá, houve um salto gigantesco na ajuda ao empresário. Temos muitos treinamentos, suporte jurídico, entre outros serviços. Sempre que precisamos temos na ACIRP uma grande parceira.” Rosinha Sciubba, proprietária de duas unidades ribeirãopretanas da CNA.

"A ACIRP nos auxilia muito para que a gente saiba para quem vendemos, por meio da consulta a CPF e CNPJ. Isso faz parte da vida de qualquer empresa e é de grande ajuda para nós também.” Daniel Ribeiro, proprietário da Tapeçaria Inglesa. 

Fotos: Julio Sian?

Compartilhar: