Soluções individualizadas

Soluções individualizadas

Com o Agrofácil e o Projeto Apoio Empresa, a Unimed Federação Nordeste Paulista estreita a relação com o cliente, oferecendo não só tratamento, mas também prevenção e controle médicos

Ampliar a parceria das 17 singulares com os clientes atendidos nos 95 munícipios de abrangência é o principal objetivo da Unimed Federação Intrafederativa Nordeste Paulista. Para isso, a instituição, que mantém sede em Ribeirão Preto, criou dois novos produtos: o Agrofácil, voltado ao atendimento de unidades produtoras de açúcar e álcool, e o Projeto Apoio Unimed Empresas, disponível para organizações com três funcionários ou mais. 

Pioneiro na formatação, o Agrofácil foi desenvolvido especialmente para as usinas da região atendida pela Cooperativa médica, de forma personalizada. Isso acontecerá a partir de uma parceria mais efetivada junto a esse tipo de empresa, em que consultores da Unimed realizarão um trabalho mais próximo do parceiro, identificando suas necessidades para oferecer algo novo, com melhor atendimento para os funcionários e familiares.

A partir de uma análise criteriosa das características de trabalho, identificando o perfil dos colaboradores e as expectativas em relação ao que o cliente quer de um plano de saúde, as Unimeds federadas colocarão nesse produto o que a usina realmente precisa. “Este é um modelo inovador. Na verdade, não vemos somente a questão do custo, que será melhor, mas sim o padrão de atendimento, que dará um salto em relação a todos os funcionários dessas empresas”, esclarece o médico e presidente da Unimed Federação, Otto Cezar Barbosa Júnior.

De acordo com o presidente, a Federação identificou que uma das queixas mais frequentes das empresas tem sido o absenteísmo, ou seja, o grande número de faltas ou atrasos dos funcionários, que acabam se ausentando para algum tipo de atendimento médico. “Como as usinas, geralmente, estão localizadas fora dos centros urbanos, o colaborador vai ao médico, por exemplo, e, em muitos casos, demora alguns dias para voltar. Ou, então, o acompanhamento desses pacientes é longo. Isso resulta em um déficit de trabalho para esse colaborador, prejudicando, inclusive, o desenvolvimento das empresas”, estima Otto.

“Nós queremos ser parceiros do cliente, estreitar nossas relações, nos aproximar”, ressalta Otto

Ainda segundo o presidente, a análise do absenteísmo é um dos itens que consta neste novo plano, bem como a avaliação do padrão dos atestados emitidos. Um levantamento desses documentos também poderá apontar se oferecem maior segurança para a empresa, além informar se realmente foram despachados de maneira bem criteriosa, como a Unimed espera. Assim, a Cooperativa estará muito próxima do cliente empresarial, ajudando com soluções rápidas e eficientes no combate ao absenteísmo.

Em relação ao uso dos planos comercializados, André Domingos Pippa Tomazella, médico e vice-presidente da Unimed Federação, explica que não há diferença entre os programas disponibilizados pela Cooperativa. O que diferencia o Agrofácil dos demais é o atendimento mais próximo à gestão empresarial, já que cada empresa tem uma necessidade diferente.  “A forma de uso da lista de médicos (nominata), clínicas, hospitais e laboratórios é a mesma para todos os clientes. A diferença é que conseguimos negociar um valor melhor com os hospitais, que terão tabelas diferenciadas para atender a essas usinas”, justifica André, lembrando que, hoje, a Unimed já mantém hospitais próprios em várias cidades da região, como Franca, São Carlos, Ribeirão Preto, Bebedouro e Araraquara.

Além de entender o que o cliente precisa, André observa que é preciso saber se isso está chegando da forma como ele quer e espera. Outro fator importante é analisar o ambiente de trabalho e avaliar as condições do funcionário, no sentido de assistência médica. “Tudo o que pudermos fazer para ajudar a empresa no sentido de organizar melhor o serviço médico para o seu trabalhador será feito, um dos diferenciais desse serviço que está sendo oferecido. Nós queremos ser parceiros do cliente, estreitar nossas relações e nos aproximar. Se isso acontecer, será bom para todos os envolvidos e melhor ainda para o cliente, que terá um atendimento de primeira qualidade”, estima André.

“Aproximação entre Unimed e empresas pode contribuir para reduzir absenteísmo”, estima André

O presidente da Federação lembra, ainda, que os usuários do Agrofácil terão também acesso aos programas de medicina preventiva e de qualidade de vida desenvolvidos pelas Unimeds singulares. Caso o cliente queira um programa ou uma palestra mais específica, também pode solicitar à Unimed que o atende em sua cidade, mediante prévio agendamento e disponibilidade de datas e horários.  Otto reforça que todas as singulares já estão aptas a receber as solicitações das usinas. Os consultores foram preparados para atender e encaminhar as propostas ao setor de recursos humanos das usinas. 

Apoio empresarial

Com as mesmas características do Agrofácil, o Projeto Apoio Empresa Unimed objetiva maior proximidade junto às empresas. Não importando o tamanho ou o porte do cliente, a instituição cuidará de cada um, buscando soluções e novas propostas de acordo com as necessidades e as expectativas individuais. É através dessa análise que a Cooperativa oferece os produtos para pequenas — a partir de três pessoas —, médias e grandes empresas. O portfólio é adequado para cada perfil de cliente. “Estamos nos preparando para ouvir e ajudar a atender a cada uma delas. Tanto que o Apoio Empresa é um acrônimo de apoiar, participar, ouvir, interagir e oferecer soluções”, reforça Otto.

Os diretores ressaltam que, muitas vezes, ao falar em plano de saúde, o empresário se assusta, diante dos possíveis custos adicionais que isso acarretaria à empresa. Porém, já de imediato, sugerem analisar o tempo que o trabalhador leva ao procurar o atendimento médico no serviço público de saúde. Essa informação já demonstra que a recusa pode não compensar. “Por isso, ter um controle melhor e oferecer um preço atrativo para seu funcionário, individualizando o plano de saúde, pode ser o ideal para as empresas. Para criar um plano na medida certa de suas necessidades, identificamos o perfil de trabalho, detectamos que horas o funcionário receberá um atendimento melhor, entre outras avaliações”, antecipa André.

O vice-presidente lembra, ainda, que o objetivo desses projetos é muito mais do que oferecer um plano de saúde. “Queremos proporcionar uma nova experiência para as empresas. Estamos mais próximos, com planejamento que propõe soluções para problemas pontuais de cada uma delas, individualmente”, pontua André. 

Principais diferenciais
• Custo final competitivo.
• Modelo de assistência em que o trabalhador fique o menor tempo fora do trabalho (agilidade x proximidade).
• Presença da operadora na usina ou na empresa.
• Foco nos programas de medicina preventiva e em campanhas de saúde.
• Presença da operadora em eventos diversos da contratante, em forma de parceria ou divulgação da marca, como, por exemplo, em palestras no SIPAT ou sorteio de brindes.
• Visitas constantes para coleta de dados ou de resultados que reflitam em melhorias.
• Mapeamento, em conjunto com a contratante, do desempenho do plano.
• Relacionamento mais próximo.
• Padronização de valores.

Aprimoramento técnico

Com o compromisso de nunca parar de investir na formação de um mercado mais ético e transparente, a Unimed Federação Nordeste Paulista realiza seu 3º Congresso Nacional de Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPMED), no Centro de Eventos do RibeirãoShopping, de 23 a 25 de novembro. Com extensa programação, a edição traz, entre as novidades, o primeiro Seminário Jurídico, realizado simultaneamente, no primeiro dia do evento, no Centro Médico do Shopping. Elaborado com apoio da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (FESP), o Congresso reunirá importantes nomes das áreas médica e jurídica, como David Everson Uip, médico infectologista e secretário estadual de Saúde de São Paulo; Daniel Wang, especialista internacional na judicialização da saúde; Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal de Justiça (STF), entre outros. A programação completa pode ser acessada no site www.congressoopmed.com.br. Otto e André observam que a judicialização da saúde será o tema central do Seminário, principalmente por ser, hoje, um dos maiores problemas das empresas que atuam na saúde suplementar e também na pública, via Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos trazendo juristas de renome internacional, o ministro e o secretário estadual de Saúde, entre outros destacados profissionais, para entender melhor a questão e conhecer os avanços da legislação no sentido de equalizar o problema junto às prestadoras de saúde, em especial, às operadoras de planos de saúde. Queremos entender por que a judicialização é diferente no Brasil, em relação a países da Europa, da América do Norte ou mesmo da África”, antecipam os dirigentes.

Luiz Fux participa da discussão sobre judicialização na saúde coletiva

Lançamento regional

A Unimed Federação reuniu os presidentes, diretores, comercial e marketing das 17 singulares para apresentar os dois novos produtos que estão sendo disponibilizados às usinas e às empresas das 95 cidades atendidas pelas respectivas cooperativas médicas. O evento foi realizado no dia 31 de outubro, no Cabaña Restaurante Argentino, em Ribeirão Preto.

André Domingos Pippa Tomazella (Unimed Batatais), Caio Augusto Simões (Unimed Bebedouro), Marco Antônio de Andrade (Unimed Pitangueiras), Álvaro Afonso Truite (Unimed Ribeirão Preto), Carlos Aloísio Lemes (Unimed Monte Alto) e Daniel José Mendes Canedo (Unimed São Carlos)






Fotos: Amanda Bueno e Divulgação

Compartilhar: