Tecnologia a favor da Medicina

Tecnologia a favor da Medicina

Dr. Yuri Dantas Nobre é um dos urologistas de referência do sistema Da Vinci em Ribeirão Preto

Atuando como urologista desde 2002 — quando concluiu a residência em Urologia, realizou especialização e doutorado na Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina na disciplina chefiada, à época, pelo Prof. Dr. Miguel Srougi — Dr. Yuri Dantas Nobre, um dos nomes mais associados ao sistema Da Vinci em Ribeirão Preto, sempre foi um entusiasta do avanço tecnológico em seu campo de trabalho. “A tecnologia é um agente transformador. As novas descobertas intensificaram e aceleraram o processo diagnóstico e terapêutico de várias doenças, impactando favoravelmente no tratamento e na cura dos pacientes. Nesta última década, os robôs foram definitivamente incorporados na Medicina, mais especificamente na prática cirúrgica”, afirma.

Atento à constante evolução da especialidade, o médico logo buscou conhecimento na área. Passou por um intenso treinamento com o auxílio de simuladores de realidade virtual e se credenciou no Centro de Treinamento da Intuitive em Atlanta, nos Estados Unidos, obtendo a certificação internacional para operar com o uso do robô cirúrgico. “O urologista deve ser capaz de realizar com segurança todas as situações que envolvem uma operação real com o robô. São várias horas de treinamento em console. Temos que dominar todos os comandos para conseguir, de fato, proporcionar os benefícios que esse tipo de procedimento pode trazer aos pacientes”, enfatiza Dr. Yuri.

Esta técnica cirúrgica consiste em uma adaptação da cirurgia laparoscópica, a qual permite ao cirurgião a realização de procedimentos minimamente invasivos através de pequenas incisões. O sistema Da Vinci trouxe maior precisão cirúrgica e possibilitou que procedimentos complexos fossem realizados de forma segura e eficiente. Por permitir uma visualização ampliada do campo cirúrgico, em alta definição e tridimensional (3D), o uso do robô garante um melhor acesso e visualização das estruturas anatômicas. “A cirurgia robótica contribui para a maior ergonomia do cirurgião e proporciona uma série de benefícios para o paciente, como redução do tempo de hospitalização; redução da dor e de possíveis complicações no período pós-operatório; além do retorno precoce às atividades cotidianas”, explica. Ainda nesse contexto, o médico faz questão de ressaltar: nenhuma tecnologia jamais substituirá as relações humanas e tudo o que elas constroem para a assistência ao paciente. 

Principais indicações

A principal cirurgia responsável por difusão do procedimento robótico foi a Prostatectomia Radical, realizada para tratamento dos homens com câncer de próstata. Em razão de a glândula prostática ser posicionada na pelve masculina, em região de difícil acesso, a cirurgia robótica facilitou a realização do procedimento, e minimizou as taxas de impotência sexual e de incontinência urinária. O tratamento da neoplasia renal é outra grande indicação da cirurgia robótica, principalmente na Nefrectomia Parcial Robótica, pela facilidade da sutura intra-corpórea, algo de extrema importância para a reconstrução renal após a retirada do tumor, permitindo a preservação do restante do rim saudável.

A Uropediatria também merece ser citada. “Dadas as dimensões dos pacientes e a necessidade de maior treinamento da equipe, a cirurgia robótica se desenvolve mais lentamente, mas, aos poucos, vem estabelecendo seu lugar. Em 2019, chefiei a equipe que realizou a primeira cirurgia robótica na população pediátrica do interior do Estado de São Paulo, para o tratamento de uma criança de quatro anos com estenose de junção uretero-piélica. Dentre as cirurgias realizadas por robô na urologia pediátrica, estão a pieloplastia (correção de estenose de junção ureteropiélica), reimplante ureteral (correção de refluxo vesicoureteral), nefrectomias parciais (por tumor ou ausência de função), além das anastomoses uretero-ureterais (nos casos de duplicidade do sistema coletor)”, pontua.

Dr. Yuri destaca a importância do Da Vinci para a consolidação de Ribeirão Preto na vanguarda da Medicina. “Dois anos após a implementação, a cirurgia robótica continua crescendo e alcançando excelentes resultados. O projeto do Hospital São Lucas oferece um atendimento individualizado e cuidadoso, realizado por uma equipe multidisciplinar especializada. Nosso corpo cirúrgico é altamente preparado, gabaritado e disponibiliza o que há de mais moderno em prol do paciente”, finaliza.

Yuri Dantas Nobre (CRM: 111.236)
Doutor em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina
Membro da Sociedade Brasileira de Urologia
Membro da Academia Americana de Urologia
Especialista em Urologia e Uropediatria


Leia mais em: Os avanços da cirurgia robótica

Compartilhar: