Um homem polivalente

Um homem polivalente

Eliézer Marins tem negócios nas áreas de consultoria tributária, pasta de negócios, carreira de artistas, efeitos visuais, taxiamento aéreo e é proprietário de um hangar no aeroporto Leite Lopes

Profissionais bem-sucedidos são, geralmente, pessoas com histórias de muita luta, determinação, abdicação e, claro, uma certa dose de ousadia. Com Eliézer Marins não é diferente. No comando de uma dezena de empresas, acumula reuniões e decisões que impactam muitas pessoas todos os dias. A rotina inclui também viagens — já que possui negócios no Brasil todo e no exterior —, estudos, treinamentos, além da atenção constante para novos investimentos. Entre tantos afazeres, há, ainda, as responsabilidades de um pai presente, a dedicação à família, aos amigos e a preocupação permanente em se tornar um ser humano cada vez melhor. 

Versatilidade e empreendedorismo são duas palavras que definem bem Eliézer. O empresário comanda o Grupo Marins, que está há mais de 40 anos no mercado, iniciando os trabalhos através do presidente de honra, o auditor e contador Eliezer da Silva Marins, com atuação em gestão, consultoria e auditoria na área tributária para pequenas, médias e grandes empresas, e também de recursos financeiros e proteção patrimonial. A partir da Marins Consultoria, que tem seis filiais no Brasil, seguiu-se a Marins Consulting, oferecendo serviços de assessoria em investimentos e consultoria tributária para americanos, latino-americanos e brasileiros, com instalações em Orlando.

A Marins Consultoria iniciou as atividades em Salvador, na Bahia, cidade natal de Eliézer. O pai é contador e seu desejo era que o filho também fosse. “Meu pai queria que eu fosse contador, porém percebia que não era o meu dom. Sabia que como advogado eu poderia fazer mais, com o objetivo de contribuir para uma sociedade melhor. Eu acabei optando pelo Direito e, ironicamente, fiquei apaixonando pela área tributária. Como essa especialidade está diretamente ligada a impostos e tributos, tudo acabou indo ao encontro do idealizado”, conta o empresário.

Eliézer estudou na Faculdade Laudo de Camargo, da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Enquanto estudava, trabalhou nas mais diversas áreas: foi entregador de gás, vendeu brindes e raspadinha em clubes e componentes de informática. No último emprego, evoluiu a ponto de se tornar gerente e, mesmo quando se formou, em 2005, continuou no cargo por mais dois anos. A partir daí, começou a prestar consultoria de forma administrativa para diversas empresas, a fim de que elas reduzissem custos na parte de impostos. Em 2012, percebendo uma oportunidade de mercado, decidiu reformular a antiga Marins Contabilidade, criando a Marins Consultoria.

O empresário se espelhou nas chamadas “Big Four” para traçar as estratégias de crescimento. “Big Four” é a nomenclatura utilizada para se referir às quatro maiores empresas contábeis especializadas em auditoria e consultoria do mundo. Fazem parte desse grupo a Ernst & Young (EY), a PricewaterhouseCooper (PwC), a Deloitte e a KPMG. Elas são as referências do setor, porém, atendem somente grandes empresas. Foi nessa lacuna que Eliézer encontrou uma oportunidade: oferecer a mesma excelência em auditoria e consultoria, tanto para empresas que pagam menos de R$ 1 milhão de impostos por mês quanto para aquelas que pagam acima desse valor.

O empresário se espelhou nas chamadas “Big Four” para traçar as estratégias de crescimento da empresa

Para isso, contratou profissionais que atuavam nas Big Four e, assim, iniciou o processo de reformulação da Marins Consultoria. Em cinco anos, abriu novas unidades em Ribeirão Preto, Ponta Grossa, Porto Alegre, Aracaju e São Paulo. “Para se ter uma ideia, em Ribeirão Preto, nossa estrutura ocupava, no início, apenas uma sala do edifício. Hoje, contamos com oito salas”, salienta Eliézer. A atuação fora do país também é motivo de orgulho, já que proporciona os mesmos serviços de assessoria em investimentos e consultoria tributária em Orlando, na Flórida, um centro de negócios mundial.

Eliézer também é Chief Executive Officer (CEO) da Bittencourt Marins Sociedade de Advogados, um escritório de advocacia com experiência em assessoria jurídica somente para empresas, tendo especialistas em todas as áreas, com grande destaque na tributária; além de comandar a Marins Produções Artísticas, que atende artistas no Brasil todo e realiza algumas empreitadas internacionais, e a Marins FX, empresa especializada em efeitos especiais, com notória participação no Carnaval deste ano nas escolas de samba Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos da Grande Rio e Unidos da Tijuca.

A mais recente novidade do Grupo está na Marins Táxi Aéreo, em fase de regularização. Esta será a única empresa de táxi aéreo em Ribeirão Preto homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), instituição que aplica e fiscaliza uma série de requisitos que tornam o transporte aéreo o mais seguro possível. “Como cliente, eu sentia a necessidade de uma empresa séria nesse segmento. Por ser um negócio de serviços mais exclusivos, a segurança em voar é bem maior do que utilizar uma companhia aérea grande. Percebi que esse era um ramo carente de investimento em Ribeirão Preto e que a cidade merecia isso. Assim, resolvi expandir os negócios para essa área”, afirma Eliézer.

Com a frota que possui, a Marins Táxi Aéreo tem a possibilidade de oferecer voos para o país todo e parte do exterior, com conforto e segurança, profissionais capacitados e um atendimento exclusivo, específico para cada cliente. A empresa ainda contará com um grande diferencial: uma oficina mecânica para aviões bimotores. Assim, a manutenção das aeronaves será feita de forma rápida e eficaz e o serviço será estendido para o país todo. “A oficina será instalada em Ribeirão Preto, mas poderemos oferecer nossos serviços a qualquer cliente”, explica o empresário. Essa é mais uma forma de garantia de qualidade dos serviços prestados pela Marins Táxi Aéreo, que, hoje, já oferece o serviço de hangaragem.

A mais recente novidade do Grupo está na Marins Táxi Aéreo, que será a única empresa de táxi aéreo em Ribeirão Preto homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

Estão sendo finalizadas as reformas no hangar Grupo Marins,  que é o segundo maior do Aeroporto Leite Lopes. O primeiro cliente do hangar foi o locutor e empresário Galvão Bueno, que esteve em Ribeirão Preto, no dia 28 de junho deste ano, em uma cerimônia do L. I. D. E, evento também patrocinado pelo Grupo Marins. O hangar já tem alguns diferencias — inclusive, citados em um vídeo de agradecimento que Galvão Bueno deixou registrado — e logo contará com outros atrativos, como os móveis feitos com fuzelagem de avião e uma sala de cinema especial para os clientes. 

Pausa necessária

Diante de tantas tarefas, Eliézer faz um anúncio: vai dar uma pausa na carreira de cantor. Há um ano, ele retomou essa vertente e rapidamente teve resultados surpreendentes. Foi um dos cantores revelação do maior Carnaval de rua do Brasil, em Salvador, destaque registrado nacionalmente pelo Portal Terra e pela revista e portal O Fuxico. Sua fanpage saltou de 34 para mais de 200 mil curtidas. Hoje, são 223 mil, além dos mais de 100 mil seguidores no Instagram. O cantor obteve mais de 1.600.000 downloads de uma música só na plataforma Sertanejo Mix e mais 400 mil entre o iTunes, o Spotify e outros, o que demonstra uma aceitação impactante do público. “A resposta do público veio muito rápido. Após o convite para me apresentar na Chopada, em Ribeirão Preto, fui abraçado pelo público e, desde então, surgiram inúmeros convites para shows”, comenta.

Eliézer canta desde criança, quando se apresentava na igreja do avô. Aos 15 anos, tocava teclado e cantava nos bares de Salvador. Há dois anos, começou a fazer ensaios semanais e, um ano atrás, reassumiu a agenda de shows. Porém, não conseguiu conciliar os demais afazeres e dedicar um tempo para as gravações. “Fico diante de um impasse. Eu adoro cantar e me realizo com isso, mas, para manter meus negócios com a qualidade que faço questão, preciso fazer escolhas. Tenho dormido, no máximo, cinco horas por dia. Minha filha, de 6 anos, precisa da minha atenção. Além do acelerado crescimento da Marins Consultoria, tenho muitos outros negócios em andamento dentro e fora do país, portanto, decidi fazer uma pausa de pelo menos um ano”, informa. O último show comandado por Eliézer Marins aconteceu no dia 22 de julho, no Bahia Fest em Ribeirão Preto.

Apesar da grande aceitação do público, Eliézer decidiu dar uma pausa na carreira de cantor

Marins Consultoria
Presta serviços de grande performance na solução de assuntos ligados às áreas tributária, financeira, pasta de negócios e contabilidade. A empresa conta com escritórios nas principais capitais e cidades brasileiras, além de uma unidade em Orlando, nos Estados Unidos, onde a empresa leva o nome de Marins Consulting.

Bittencourt Marins Sociedade de Advogados
Um escritório de advocacia com experiência em assessoria jurídica somente para empresas, tendo especialistas em todas as áreas, com grande destaque na tributária. O escritório atua full-service e prima pela excelência no atendimento e pela ética ao exercer o Direito com técnica jurídica apurada.

Marins Produções Artísticas
A empresa de gerenciamento artístico surgiu do sonho do cantor Eliézer Marins, que, atuando no show business, buscava um negócio que atendesse às suas necessidades como artista. Em pouco tempo, a Marins Produções Artísticas vem conquistado credibilidade e respeito no cenário musical.

Marins FX
Especializada em efeitos especiais, atua em eventos corporativos, sociais, shows, teatros, televisão, cinemas e todos os tipos de festas. 

Hangar Marins
Estão sendo finalizadas as reformas no hangar do Grupo Marins,  que hoje é o segundo maior do Aeroporto Leite Lopes.

Marins Táxi Aéreo
A empresa mais jovem do grupo está em fase final da documentação juntamente à ANAC, mas já oferece serviço de hangaragem.

Em cinco anos, abriu novas unidades em Ribeirão Preto, Ponta Grossa, Porto Alegre, Aracaju e São Paulo

Fotos: Rafael Cautella

Compartilhar: