Um universo de possibilidades

Um universo de possibilidades

Dr. Armando dos Santos Abrantes destaca a amplitude do campo de atuação em sua especialidade, a Urologia

Comumente relacionada apenas à saúde do homem, a Urologia é bem mais abrangente do que muitos imaginam. A especialidade tem interface com outras áreas da Medicina, contribuindo — efetivamente — para a manutenção da qualidade de vida de crianças, de adultos e de idosos, de ambos os sexos, em diversos aspectos, contemplando casos clínicos e cirúrgicos. Há algum tempo, Dr. Armando dos Santos Abrantes fez um levantamento para a Associação Médica Brasileira (AMB) com o objetivo de definir os campos de atuação desse departamento. 

O estudo levou às seguintes ramificações: Oncologia — tumores de Rim, Ureter, Bexiga, Próstata, Uretra, Pênis, Testículos, adrenais e outros anexos menores; Uropediatria — tumores, defeitos congênitos, infecções, entre outros; Uroginecologia — incontinência urinária, endometriose, prolapsos de bexiga e genitais, infecções, entre outros; Transplante Renal; Ultrassom — biópsias guiadas de maneira geral e localização de tumores em cirurgias; Litíase — desde a profilaxia ao tratamento cirúrgico aberto, endoscópico, laparoscópico e robótico, até a Litotripsia extracorpórea; Infertilidade e reprodução assistida — desde o tratamento de varicocele e disfunções testiculares até a captação de espermatozoides e inseminação; Disfunção Erétil — tratamento clínico e cirurgias para doenças penianas; DST — doenças venéreas de maneira geral; Cirurgia transexual — mudanças genitais; Endourologia — todas as intervenções por orifícios naturais ou não, usando endoscópios por dentro das vias urinárias; Laparoscopia — levando endoscópios e pinças até aos órgãos urogenitais pelo abdômen; Uroneurologia — trata as disfunções de bexiga e de uretra em tetraplégicos e, agora, a Cirurgia Robótica que se trata da Laparoscopia incrementada ainda mais por tecnologia.

A evolução da tecnologia no setor é enaltecida pelo especialista. “Arrisco dizer que a Urologia foi a área da Medicina mais contemplada pela tecnologia nos últimos 30 anos, tanto em termos de diagnóstico, quanto tratamento”, comenta. Sobre o Sistema Da Vinci, em especial, ele explica: “É importante salientar que o robô não faz nada sozinho. São braços robóticos, que são comandados, o tempo todo, pelo cirurgião. A plataforma amplifica a nossa visão, proporciona visão 3D, um grande diferencial em relação à laparoscopia comum. Aperfeiçoa os movimentos e retira o tremor. Desta forma, aumenta o alcance e a precisão, permitindo a realização de intervenções com um grau de dificuldade maior. Com a internet rápida, acreditamos que, em breve, será possível fazer cirurgias robóticas à distância”, revela o médico, que obteve sua certificação em Atlanta, nos Estados Unidos.  

Na prática

No São Lucas, Dr. Armando já conduziu quase 100 cirurgias com o auxílio do Da Vinci. “O hospital soube implementar muito bem essa tecnologia. Temos todos os recursos necessários e uma equipe de profissionais extremamente capacitada para extrair o que de melhor o robô tem a oferecer para a saúde e a qualidade de vida do paciente. Com acessos pequenos e maior estabilidade, a cirurgia se torna menos traumática. Diminuímos o risco de sequelas, o nível da dor e o tempo de internação, contribuindo, assim, para uma pronta recuperação. Casos bastante complexos, onde o robô faz a diferença, como nas cirurgias de câncer de próstata, câncer de rim, suprarrenal, correção de defeitos congênitos do rim, mais comuns em crianças e jovens, como os refluxos vesico-ureterais, os estreitamentos da junção entre ureter e rim, câncer avançado de bexiga e mesmo próstatas sem câncer, mas que são extremamente grandes, que, antigamente, tinham uma evolução dolorosa e arrastada e, às vezes, um prognóstico desfavorável, hoje ganham uma nova chance e um novo resultado com o Da Vinci”, descreve.

Armando dos Santos Abrantes (CRM: 48746)
Chefe e fundador da Uroclínica Ribeirão Preto
Chefe do Serviço de  Transplante Renal do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia - SP
Graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
Residência em Cirurgia Geral e Urologia no Hospital Das Clínicas da Faculdade de  Medicina de Ribeirão Preto - USP
Urology Society for Transplantation and Renal Surgery - Member
Membro Internacional da Associação Americana de Urologia


Leia mais em: Os avanços da cirurgia robótica

Compartilhar: