Unidade conciliatória
Cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades

Unidade conciliatória

Tribunal de Justiça escolhe ACIRP para abrigar quinto escritório de resolução de conflitos em Ribeirão Preto

Resolver conflitos, diminuir a burocracia, desafogar a Justiça e promover o acordo pacífico entre as partes: esses são os objetivos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que acaba de ganhar uma nova unidade no município, localizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP). Os atendimentos são gratuitos e acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Ligado ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o escritório, recentemente inaugurado, é o quinto na cidade — os outros ficam no Fórum, no Centro Universitário Barão de Mauá, na Unaerp e na Faculdade de Direito da USP. “De 2012 a 2015, 500 mil novos processos judiciais foram evitados, com resolução de quase 100% dos casos encaminhados aos Cejuscs”, aponta o juiz Guacy Sibille Leite, coordenador do órgão. No Brasil, há cerca de 105 milhões de processos, sendo 27 milhões só em São Paulo.

Para utilizar os serviços, basta procurar um dos endereços, apresentar a queixa e levantar os documentos necessários para comprovar o fato. Com tudo em mãos, o Cejusc entra em contato com a outra parte, convidando para uma conciliação de interesses na data e no horário determinado. As partes, então, negociam, com intermediação de um responsável especializado em solução de conflitos.

O desembargador José Carlos Ferreira Alves, representante do TJSP na cerimônia de abertura da unidade, no dia 25 de novembro, aponta que a ACIRP colabora para aumentar o contingente conciliatório. “Fiquei satisfeito e admirado com a estrutura oferecida. Sou um apoiador otimista do Cejusc e tenho esperança de que eles se multipliquem”, estima. 

De acordo com o deputado estadual Welson Gasparini, que também prestigiou a inauguração, a nova unidade do Cejusc é uma grande conquista. “Muitos processos que tramitariam por anos ganharão agilidade por meio do diálogo”, reforça Gasparini. Antonio Carlos Maçonetto, presidente da ACIRP, considera um privilégio sediar o novo escritório. “Nós, empresários, somos a favor de medidas que desobstruam a Justiça e qualquer outro órgão ou instituição. Dessa maneira, conseguimos progredir com mais velocidade, requisito importante nos dias atuais”, avalia Maçonetto.


Cejusc 
Rua Visconde de Inhaúma, 489
Tel.: (16) 3512.8155

Compartilhar: