Completo e diverso

Completo e diverso

Uma das principais cidades do Brasil, Ribeirão Preto reúne roteiro gastronômico e de lazer, além de locais históricos e ampla gama de serviços; todas essas referências estão presentes no Guia Ribeirão

Cerca de 700 mil habitantes vivem na oitava maior cidade do Estado de São Paulo. Mas não é apenas no tamanho que Ribeirão Preto se destaca no país: amplos roteiros gastronômicos, de lazer, de hotelaria e variedade no oferecimento de serviços fazem do município uma terra rica em referências.

Tanta informação sobre a cidade estará reunida no Guia de Ribeirão Preto 2019 editado pela Revide. Abrangente, a revista apresenta a história e o desenvolvimento da cidade a partir da agricultura e toda a trajetória rumo ao progresso, além de elencar pontos turísticos, áreas de lazer, referências na saúde, universidades e instituições empresariais que contribuíram com o desenvolvimento do município. “A publicação nasceu com o objetivo de representar a pluralidade e o dinamismo de Ribeirão Preto e servir como fonte de informação perene a quem vive na cidade ou está de passagem”, afirma a diretora comercial Isabel de Farias.

Nas mais de 100 páginas do Guia Ribeirão Preto, uma leitura dinâmica já possibilita encontrar endereços e telefones de diversos segmentos empresariais. Aprofundar o conhecimento na publicação também permite conhecer as riquezas da cidade, a arquitetura, o comércio, a noite ribeirãopretana e o verde que rodeia os parques.
Para marcar o lançamento da publicação como uma das edições anuais da Revide, será realizado um evento no Theatro Pedro II, no dia 22 de abril, às 19h. Três nomes de peso conversarão com o público sobre questões relacionadas aos espaços públicos.

Evento

Coordenadora do projeto Almanaque de Espaços Não Formais de Ensino da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, a professora Andréa Coelho Lastória estará presente e comenta que o Guia, assim como o almanaque, recém-lançado na cidade, destaca espaços públicos e privados da localidade, potencializando a existência de cada um. Para a professora, os exemplos de espaços tradicionais e institucionalizados, até mesmo os não convencionais e pouco conhecidos, possibilitam que professores desenvolvam novas estratégias de ensino e que alunos aprendam além dos muros escolares. Além disso, permite que visitantes vivenciem um pouco mais do cotidiano, da história e cultura do município. "Nesse sentido, o Guia pode ser compreendido, também, como um material inédito que ressignifica valiosos espaços não formais de Ribeirão Preto", acrescenta.

Outro convidado para a palestra é o renomado professor, geógrafo e escritor brasileiro, Melhem Adas. Durante o evento, o especialista irá abordar temas relacionados à identificação da população com o município. Para Melhem, o que a cidade representa hoje é resultado de um processo histórico, não só local, mas que advém da relação da cidade com São Paulo à época da colonização, quando mineiros vindos de demais regiões brasileiras chegaram e fincaram raízes tomando para si o conceito de cidadãos. “Nesse momento, há uma transformação na territorialização, bem como da historicidade de Ribeirão Preto. O Guia é oportuno, pois será publicado no momento em que é preciso discutir a relação de afetividade das pessoas com os diversos equipamentos que o município oferece e, ainda,  traz, de forma sistemática, o sentimento de despertar das pessoas em relação à identidade local. Certamente, é uma contribuição marcante, um presente aos leitores”, pontua. 

Doutora em História, pesquisadora do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC) e professora do Centro Universitário Barão de Mauá, Nainôra de Freitas diz que a cidade não existe sem o cidadão, que, por sua vez, precisa do município, mas também tem de desenvolver e intensificar o elo com Ribeirão Preto. “O cidadão não é um mero coadjuvante no desenvolvimento do município, é um co-criador, participante ativo de todas as atividades que ele oferece. Com amor, deve estar integrado a ela e ter, além de tudo, uma atitude pedagógica diante do exercício da cidadania, seja o cidadão que mora, trabalha, estuda ou que visita. O Guia é uma forma de chamar a atenção deles e, assim, fortalecer seu vínculo e identidade com a cidade”, declara. 

Andrea Lastoria

Livre Docente em Educação, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), pós-doutora em Didática da Geografia e História na Universidade de Oviedo - Espanha, Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos, Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro e em Pedagogia pela Faculdade Plínio Augusto do Amaral. Professora de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP e coordena o grupo de pesquisa "Estudo da Localidade de Ribeirão Preto - ELO", da USP. 

Nainôra Freitas

Doutora pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Mestre e licenciada em História pela - Unesp Franca.  Atualmente, é docente do Centro Universitário Barão de Mauá e do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), em Brodowski. Tem experiência em História do Brasil, da América e da Igreja Católica no Brasil; História de Ribeirão Preto; Patrimônio Histórico e Cultural. Pesquisadora do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.

Melhem Adas

Melhem Adas  é geógrafo e escritor brasileiro, autor de obras para o Ensino Médio e Fundamental.  O professor é bacharel e licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-graduado na Universidade de São Paulo (USP), e é um dos mais renomados professores de geografia do Brasil. Entre suas principais obras estão os  livros “A Fome - Crise ou Escândalo?”, “Panorama Geográfico do Brasil” e  “O interior da Terra”. 

Lançamento
Guia Ribeirão Preto 2019
Data: 22 de abril, às 19h
Local: Theatro Pedro II
Aberto ao público
Confirmar presença pelo telefone: (16) 3602.5200.

Compartilhar: