Mulheres na Liderança
Mesa redonda reuniu representantes do jornalismo, empresariado, administração pública e agronegócio

Mulheres na Liderança

Programa Mentoria 2020 do Grupo Thathi realizou um debate entre mulheres que ocupam posições de liderança em Ribeirão Preto

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Programa Mentoria Ribeirão 2020, do Grupo Thathi de Comunicação, promoveu um debate com mulheres em posições de liderança na cidade. Mediado pela apresentadora Adriana Silva, a mesa redonda contou com a presença da diretora comercial da revista Revide, Isabel de Farias, da vereadora Gláucia Berenice (DEM), da secretária municipal de Administração, Marine Vasconcelos, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renata Côrrea Gregoldo, da empresária e proprietária da SBS, Sandra Brandani Picinato, e da presidente do Conselho da ABAG/RP, Mônika Bergamaschi. As convidadas debateram sobre a disparidade salarial entre homens e mulheres, o machismo estrutural, a violência contra a mulher, entre outros temas. “No campo quantitativo, estamos na frente: são mais mulheres do que homens. Só que no campo profissional, isso ainda não é uma realidade”, destacou Adriana. “Sofro por ser mulher e por ser jovem. A gente combate esse tipo de preconceito com força de trabalho”, comentou a secretária Marine.

O programa também tratou de avanços na legislação e no comportamento da sociedade em relação à violência contra as mulheres. Exemplos como a Lei Maria da Penha e as técnicas de Justiça Restaurativa foram citados. Isabel de Farias argumentou que pequenas ações de educação também são de grande valia para a luta feminina. Ela alertou para comportamentos corriqueiros e como o machismo está presente em hábitos que antes eram vistos como brincadeira. “É um processo de educação dentro de casa e com os nossos amigos”, comentou. 
Já Sandra Picinato falou a respeito das mudanças no cenário empresarial. Proprietária de uma loja de equipamentos e peças para motocicletas, Sandra se viu em um ambiente masculino desde o dia em que abriu o estabelecimento, em 1983. “A dificuldade era muito grande, é um ramo totalmente masculino. Ainda hoje, se eu for a uma convenção, vou ser a única mulher entre os homens”, disse. Por fim, a representatividade política também foi discutida. Atualmente, no congresso nacional, só 14% dos parlamentares são mulheres. Em Ribeirão Preto, o número é ainda menor, sendo apenas uma vereadora para 27 vagas — o menor índice desde o início dos anos 2000. 

Mentoria 2020
Toda segunda-feira, ao vivo, às 19h15, pela multiplataforma do Grupo Thathi. TV Thathi (canais 22 ou 522 da NET), Thathi In (20 da NET ou 32.1 da TV aberta) e na rádio Thathi FM (91.3 KHZ). Todos os programas estão disponíveis no Facebook e YouTube.

Compartilhar: