A Nova Casa dos Debates
Programa Mentoria 2020 promoveu um debate com os candidatos à presidência do Sindicato dos Servidores de Ribeirão Preto

A Nova Casa dos Debates

O Programa Mentoria Ribeirão 2020 deu início a uma nova fase. Com cenário reformulado, o programa apresentado por Chaim Zaher se prepara para as eleições municipais

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Texto: Paulo Apolinário 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

No dia 3 de fevereiro, o programa Mentoria Ribeirão 2020, do Grupo Thathi de Comunicação, promoveu um debate com candidatos à presidência do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis. Foram convidados o representante da chapa “Sind Todos”, Wulf Galkowicz, e Alex Ramos Neves, pela “Sind Lutas”.  O atual presidente do Sindicato, e candidato pela chapa “Unidade e Luta”, Laerte Carlos Augusto, não compareceu ao debate. Ele enviou uma nota na qual alegava que a corrida eleitoral teria se tornando campo de ofensas pessoais e que as eleições sindicais se desenvolvem dentro de um quadro de direito privado, e não público. 
Candidatos à presidência do Sindicato, Wulf Galkowicz e Alex Ramos Neves
O programa apresentado por Chaim Zaher contou com a participação do advogado Dirceu Chrysóstomo na mediação, da jornalista e diretora comercial da Revide, Isabel de Farias, e dos jornalistas Eduardo Schiavoni e José Fernando Chiavenato. A discussão foi acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto, como o presidente Luiz Vicente Ribeiro Corrêa, o secretário geral, Alexandre Soares da Silveira, e o advogado e presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Guilherme Paiva Corrêa da Silva. 
Para conferir ainda mais credibilidade ao debate, representantes da OAB acompanharam o programa
Em um cenário totalmente reformulado, o debate serviu como um teste para as eleições municipais. Nos próximos meses, o Mentoria 2020 promoverá encontros com os candidatos a prefeito e vice. No início do programa, o apresentador destacou a importância do debate com os candidatos à presidência do Sindicato. “Toda a população tem interesse nesse debate. O servidor não serve só a Prefeitura, mas serve à cidade inteira”, disse Chaim.
O atual presidente e candidato à reeleição, Laerte Carlos Augusto, não compareceu ao debate
No primeiro bloco, cada candidato teve cinco minutos para abordar um tema livre. Wulf fez críticas ao estatuto proposto pela atual presidência. Segundo ele, não houve diálogo com os servidores. “O texto foi conhecido durante a assembleia, por meio de uma leitura que durou duas horas. Não foram admitidas questões de ordem”, afirmou. Já Alex criticou o que ele acredita ser uma “falta de unidade” da atual diretoria. “Historicamente, quando você faz um bom trabalho sindical, você não tem concorrentes. Quando se tem duas chapas concorrentes contra você, é um sinal de que alguma coisa está errada”, analisou o candidato. Em seguida, jornalistas endereçaram perguntas para os debatedores, incluindo Laerte Augusto, que não estava presente. Foi perguntada qual era a opinião de Alex a respeito dos serviços realizados por detentos na cidade. “Nesse caso eu acho benéfico. Esses presos são reinseridos na sociedade. Porém, temos de verificar com muita clareza onde e como se dá esse tipo de contratação”, respondeu. Na sequência, foi posta em discussão a imagem desgastada do funcionalismo público no País. Wulf respondeu que o serviço público é essencial para uma vida em comunidade, mas admitiu existirem excessos em alguns segmentos. “Precisamos de um sindicato que dialogue e demonstre essa situação no dia a dia com a comunidade. Um sindicato que dialoga e não um sindicato que foge”, afirmou. Os servidores foram às urnas entre os dias 4 e 5 de fevereiro. Até o fechamento desta edição, o resultado ainda não havia sido divulgado. 
O empresário e apresentador Chaim Zaher considerou esse programa como um “ensaio” para os debates que virão ao longo do ano eleitoral
Mentoria 2020
Toda segunda-feira, ao vivo, às 19h15, pela multiplataforma do Grupo Thathi. TV Thathi (canais 22 ou 522 da NET), Thathi In (20 da NET ou 32.1 da TV aberta) e na rádio Thathi FM (91.3 KHZ). Todos os programas estão disponíveis no Facebook e Youtube.

Premiação Iphone
O Mentoria 2020 irá premiar os telespectadores com um celular modelo Iphone 11. O autor do melhor comentário ou pergunta de cada programa será premiado. As regras do sorteio serão divulgadas durante o próximo programa.

Compartilhar: