Artista inquieto
Depois de Ribeirão Preto, Waltercio vai expor em Londres

Artista inquieto

Waltercio Caldas é um artista inquieto com uma obra baseada em elementos gráficos, mas que mistura livros, instalações, ambientes, desenhos e esculturas

Fotos: Jaime Acioli

As relações entre espaço e linha são uma característica do artista. As Influências vindas de Marcel Duchamp e Man Ray marcam o desenrolar de sua produção artística.  Waltercio, filho de engenheiro civil, sempre teve contato com desenhos e com maquetes. Ainda criança, conheceu o primeiro objeto que considerou “construtivo”, algo característico em seu trabalho: uma réplica do 14-Bis. Waltercio se consolidou como um dos mais importantes artistas contemporâneos brasileiros e possui obras nos museus e nas galerias mais representativas do mundo, como o Museum of Modern Art (MOMA), em Nova York, Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro e de São Paulo, Colección Patrícia Cisneros, Museo de Arte Latinoamericana de Buenos Aires (MALBA), Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA), entre outros. 

A galeria Marcelo Guarnieri trouxe uma exposição inédita de Waltercio para Ribeirão Preto, que conta com desenhos e esculturas do artista. A vontade do galerista Marcelo Guarnieri de apresentar uma mostra exclusiva para a cidade não é nova. “Há oito anos, fizemos uma mostra que reunia obras do Waltercio, Antônio Dias e Tunga. Com o passar do tempo, cada vez mais me interessou a possibilidade de organizar uma grande mostra dele. Conseguimos editar essa mostra, que começou no dia em 17 de março, e que contará com a presença do artista. De Ribeirão Preto, ele seguirá para Londres, onde abre uma mostra individual e com lançamento de livro de entrevistas, que reúne depoimentos dos últimos dez anos. Felizmente, em Ribeirão Preto, temos um espaço físico amplo que permitiu a execução desse projeto”, comenta o organizador da mostra.

Para Marcelo Guarnieri, a inteligência é o maior suporte das obras. “Além disso, em tudo o que ele produz é possível perceber um choque, um confronto. A inquietação aparece de forma constante em toda a produção do artista. Isso pode ser visto de forma direta através da utilização dos materiais e da espacialidade criada nas instalações. Se você analisar desde as obras da década de 70 até a última produção, permanentemente, perceberá um confronto, uma surpresa”, observa o galerista.  

Marcelo Guarnieri trará uma exposição inédita de Waltercio

Com olhar atento, Marcelo explica que os materiais utilizados nas esculturas de Waltercio são principalmente aço, linha de algodão, pedra e vidro. Nos desenhos tridimensionais, faz uso de materiais diversos, além da utilização de sombras como elemento fundamental. Desta forma, o artista expressa visão intensa e espacial. Marcelo ressalta, ainda, que em 2017, a unidade de Ribeirão Preto da Galeria Marcelo Guarnieri trará mostras como a da artista Laura Vinci, que ocorrerá no final de maio. Haverá ainda, uma grande mostra que trará o melhor da produção moderna brasileira agendada para o final do ano. Além de Ribeirão Preto, a galeria tem unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Compartilhar: