Concurso de desenhos
Alunos do Ensino Médio são inseridos em uma proposta lúdica através de um concurso de desenhos desenvolvido pelo professor de Arte
A Livraria da Travessa, instalada no RibeirãoShopping, recebeu, na última semana, o IV Concurso de Desenho do Sabin, um evento realizado para os alunos do Ensino Médio do Liceu Albert Sabin. A ação é promovida pelo coordenador cultural e professor de Arte e de História da Arte, Cleido Vasconcelos, que desenvolveu o projeto com uma proposta lúdica de inserir a arte no contexto conturbado que, geralmente, atinge a fase pré-vestibular. “É uma etapa muito importante na vida dos alunos, pressionados que estão pelo vestibular que se apresenta no horizonte. O concurso, apesar de ser também uma competição, nunca se perde porque o trabalho deles é valorizado e também é parte da exposição. É como se fosse um momento lúdico no meio desse estresse todo”, reforça o professor.
Todos os trabalhos inscritos ficam expostos e quem escolhe os premiados é uma equipe, que varia a cada ano, formada por professores, artistas e/ou curadores de arte. Já na abertura, acontece a divulgação dos quatro vencedores, que, desta vez, ganharam vales na livraria. Nesta edição, o primeiro lugar ficou com Ana Carolina Beduachi, aluna do terceiro ano, que fez o desenho para relaxar, depois de um dia intenso de estudos.
O IV Concurso de Desenho do Sabin teve show com as bandas Gramofone e Nave Mãe, formada por alunos da escola. O evento ainda contou com poemas escritos com giz no painel, feitos por outro aluno da escola, Pedro Bronhara Pimentel. De acordo com Cleido, esse tipo de iniciativa é fundamental porque amplia os horizontes dos adolescentes, justamente nesse momento decisivo em que os alunos estão passando por tanta pressão para decidir o que ser e o quê, como e onde fazer. “Acredito que a arte tenha esse papel de tornar o processo de conhecer mais prazeroso. Entender, fazer e conhecer a história da Arte aumenta nosso repertório cultural, torna-nos mais criativos e preparados para aquilo que quisermos ser/fazer”, finaliza.