Despertando leitores
A atriz Míriam Fontana abriu o calendário de contação de histórias no dia 8 de agosto, com “A história do barquinho”

Despertando leitores

Com o intuito de despertar sorrisos e o interesse pela leitura, Fundação Feira do Livro organiza um projeto de contação de histórias para alunos da rede pública

Os alunos da segunda série do Ensino Fundamental da escola Professor Honorato de Lucca tiveram uma experiência inédita no começo de agosto. A atriz e contadora de histórias, Míriam Fontana, apresentou “A história do barquinho”, de Ilo Krughi. O evento é parte de um projeto da Fundação do Livro e Leitura que visa ao despertar dos pequenos para o mundo da leitura e das artes.

O objetivo é levar diferentes histórias para a sala de aula e, assim, contribuir para a formação de novos leitores. “É através de histórias como estas que conseguimos despertar nos alunos o senso de responsabilidade e de ter na vida um objetivo motivacional, valorizando a amizade e o respeito. Acredito que a sementinha foi plantada aqui”, conclui Míriam Fontana. Durante a primeira fase do projeto, os professores participaram de uma capacitação para contar histórias em sala de aula. 

Maria Eduarda gostou da história e aprendeu que se deve respeitar as pessoas através dela

Segundo Míriam, as histórias ensinam as crianças a ouvir, a se concentrarem e, por consequência, a serem mais curiosas. Para a atriz, a oportunidade de contar histórias para crianças que quase não saem do bairro e têm pouco contato com manifestações culturais e artísticas é única. 

Maria Eduarda, uma das pequenas espectadoras do primeiro dia do projeto conta o que aprendeu. “Gostei muito da história e do cenário, pois mostra que a gente deve respeitar as pessoas e não bater nelas”, declara a aluna.
A segunda atividade do projeto, realizada no dia 17 de agosto, aconteceu na EMEF Waldemar Roberto, no Jardim Antônio Palocci. O trabalho objetiva levar diferentes histórias para a sala de aula e, a partir delas, avaliar a relação das crianças com os livros, além de contribuir com a formação de novos leitores. A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza, além da Feira do Livro, outros projetos ligados ao universo da leitura, com calendário de atividades durante o ano todo. 

Compartilhar: