Ensaio geral

Ensaio geral

Teatros de Ribeirão Preto se preparam e programam últimos detalhes antes da reabertura presencial ao público

Na atual Fase de Transição do Plano São Paulo, em que atividades culturais e espetáculos são permitidos, teatros de Ribeirão Preto se preparam para abrir as portas ao público. Mas, ainda por causa das restrições impostas para evitar a transmissão da Covid-19, a volta das apresentações terá capacidade reduzida em 30% do público.

Como todos os estabelecimentos precisam cumprir protocolos sanitários, como a medição da temperatura e disponibilizar álcool em gel ao público, que é obrigado a usar as máscaras de proteção, é necessário preparação especial e planejamento para evitar riscos e viabilizar os espetáculos com plateia.

Municipal

Os espetáculos presenciais do Teatro Municipal de Ribeirão Preto vão voltar a funcionar de forma presencial no final de maio, porém, com o limite de apenas 150 ingressos por sessão.

Na sexta-feira, 28, às 19h, a volta aos palcos do Municipal é com o espetáculo “TOC TOC”, que conta a história de seis pessoas portadoras de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) que acabam juntas em uma sala de espera, aguardando a chegada do famoso Dr. Palomero, e tudo pode acontecer. No sábado, 29, às 19h, tem a peça “Rede de Intrigas”, que faz uma crítica ao jornalismo sensacionalista, trazendo uma reflexão sobre a alienação das pessoas que estão conectadas nas redes sociais.

O último espetáculo do mês ocorre no domingo, 30, às 19h, com a peça “10 coisas que eu odeio em você”, que narra a história de Bianca, uma moça bonita e popular que não pode namorar antes da irmã mais velha Kat.

Preparação e peças on-line

Já o Teatro Minaz, espera que a abertura presencial ocorra no mês de agosto. "Dependemos muito do andamento da pandemia, da forma que o Brasil está hoje não temos nenhuma condição de uma volta com segurança necessária. Esperamos que em meados de agosto tudo já esteja assentado para a volta dos espetáculos presenciais", explica Gisele Ganade, diretora artística da Cia. Minaz.

Por enquanto, todos os espetáculos serão transmitidos pelo canal do YouTube. A realização das peças que estão sendo gravadas para as apresentações no canal tem parceria com o Supera Parque, para os testes de Covid-19 em toda equipe. 

As produções devem ser lançadas no final de maior e início de junho. Por enquanto, as confirmadas para o lançamento no final do mês são "A Farsa da Boa Preguiça", e "Sons do Brasil”.

O Theatro Pedro II, que já recebeu grandes nomes da dramaturgia e tem 1.580 lugares da plateia, também se prepara e pretende retomar as apresentações e atividades presenciais no segundo semestre deste ano. Para isso, já mantém “acordos com produtores de espetáculos culturais e artísticos para realizar os eventos de forma segura e previamente agendada”, segundo informou em nota o teatro.

O Teatro Santa Rosa ainda não tem previsão para a agenda cultural presencial.

Compartilhar: