Ópera em cena

Ópera em cena

A Cia Minaz levará ao público grandes espetáculos na temporada 2017

Cena do espetáculo “Mamma mia disco dance” | Foto: Claudio Frateschi 

ma temporada frutífera e repleta de artistas nacional e internacionalmente conhecidos é o que a Cia Minaz promete para 2017. Somente entre musicais, óperas e ópera estúdio serão 11 espetáculos que levarão ao palco do Teatro Minaz, a preços acessíveis ou gratuitamente, obras do universo “rock-musical”, da era dance, da Música Popular Brasileira e obras eruditas imortais, além de concertos organizados pela própria companhia, por meio do projeto “Ópera e outros cantos”, realizado em parceria com o Sesc, pela EMESP Tom Jobim e pelo Instituto de Artes da UNESP. 
Em março, a Companhia apresentará “Gianni Schicchi”, ópera cômica de Puccini, baseada no “Canto XXX do Inferno”, da Divina Comédia, de Dante Alighieri. No fim do mês, o musical “Mamma mia disco dance” mostrará ao público grandes sucessos do grupo sueco ABBA e da era disco. Em abril, a grande atração é a ópera estúdio Carmen de Bizet, uma adaptação aos dias atuais. 


“Ópera do Malandro”, musical baseado na obra de Chico Buarque | Foto: Rafaella Ruzzene

O musical “Os Saltimbancos”, adaptação por Chico Buarque da obra de Enriquez e Bardotti, entra em cena em meados de maio, seguida pela ópera ligeira “O Basculho de Chaminé”, em que um barão e um limpador de chaminés trocam de papéis. Em junho, será apresentado o musical “Hair”, baseado em um dos espetáculos mais vistos na Broadway. 
Em agosto, o destaque é a “Ópera do Malandro”, musical baseado na obra de Chico Buarque, que ganha uma roupagem de ópera estúdio. No início do mês seguinte, o público poderá conferir “Ascensão e queda da Cidade de Mahagonny”, ópera de Kurt Weil e Bertold Brecht, na qual fugitivos encurralados em região deserta criam uma cidade para atrair as pessoas e arrancar o seu dinheiro. No último dia de setembro e no primeiro de outubro, a Cia Minaz apresenta a ópera “Barbeiro de Sevilha”, escrita por Beaumarchais em que, por meio do namoro entre o conde Almaviva e Rosina, são reveladas as realidades políticas e sociais de uma época. Ainda em outubro, será levada o palco do teatro “Il Campanello”, ópera buffa com libreto do compositor Gaetano Donizetti, que trata do casamento de Don Annibale, um homem maduro, com a bela e jovem Serafina, por quem Enrico, seu primo, é apaixonado. 

Fechando a temporada de óperas, em novembro, no Theatro Pedro II, será apresentada “La Traviata”, de Giuseppe Verdi, baseada no romance “A Dama das Camélias”, que narra o envolvimento de um jovem promissor com uma cortesã, expondo os preconceitos e as injustiças sociais. De acordo com Gisele Ganade, essa temporada promete grandes espetáculos para o público. “O Teatro Minaz é um espaço único, diferenciado na formação de público e cantores através de cursos, de oficinas e da produção de espetáculos de óperas, musicais e concertos. Buscamos sempre excelência com um ambiente agradável e produtivo. Com a temporada de 2017, continuaremos na contramão da produção cultural das grandes cidades que estão sofrendo cortes consideráveis e perdas inestimáveis na música erudita”, conclui a diretora artística da Companhia. 


Espetáculos da temporada

Março 

Gianni Schicchi: dia 11, às 20h30, e dia 12, às 19h (R$ 20,00)
Mamma mia disco dance: dia 25, às 20h30, e dia 26, às 19h (R$ 40,00)


Abril
Carmen de Bizet: dia 1º, às 20h30, e dia 2, às 19h (R$ 40,00)


Maio
Os Saltimbancos: dias 13 e 14, às 11h (R$ 60,00)
O Basculho de Chaminé: dia 27, às 20h30, e dia 28, às 19h (R$ 20,00)

Junho
Hair: dia 24, às 20h30, e  dia 25, às 19h (R$ 40,00)


Agosto
Ópera do Malandro: dia 12, às 20h30, e  dia 13, às 19h (R$ 60,00)


Setembro
Ascensão e queda da Cidade de Mahagonny: dia 2, às 20h30, e dia 3, às 19h (R$ 20,00)
Barbeiro de Sevilha: dia 30, às 20h30 (R$ 20,00)


Outubro 
Barbeiro de Sevilha: dia 1º, às 19h  (R$ 20,00)
Il Campanello di notte: dia 28, às 20h30, e  dia 29, às 20h (R$ 20,00)


Novembro
La Traviata: dia 25, às 20h30, e dia 26, às 20h (de R$ 20,00 a R$ 80,00)


Foto de Gisele Ganade, por Claudio Frateschi

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