Participação especial

Participação especial

Grupo ribeirãopretano Pó de Café lança single em parceria com a cantora Maria Rita

O grupo instrumental ribeirãopretano Pó de Café lançou o terceiro single de 2021, “Tantas Mães”, com participação especial da cantora Maria Rita, que deu voz à primeira canção com letra gravada pelo grupo em 12 anos. A música é uma parceria entre o trumpetista Rubinho Antunes e o poeta e produtor Eduardo Brechó, que ajudou a produzir o novo disco da banda e cedeu a canção inédita para a gravação.  

“Tantas Mães” é uma balada com referências ao feminino e ao universo cultural afro, desde os ritmos e toques que a acompanham até sua letra, que enaltece o acolhimento materno da deusa das águas Iemanjá. Brechó afirma que fez a música depois de tomar “uma chuva imensa" e chegar a sentir a presença de um raio. “Ainda acredito que algo do raio me acertou. Algum tempo depois, quando fiquei sabendo da gravação do Pó de Café, corri pra terminar a letra. Fiz a referência a Abeokuta, cidade natal de Iemanjá, saudando a mãe de todos os peixes, como uma homenagem à maternidade”, conta Brechó, que também divide o crédito de arranjador da música com Rubinho.  

A temática de “Tantas Mães” agradou a cantora Maria Rita, que também gostou do arranjo e aceitou o convite de gravá-la com o Pó de Café. “Quando o Brechó me mostrou a música, me arrebatou pela mensagem, pela poesia, pela melodia desafiadora”, afirma. A cantora participou do processo criativo, também, ouvindo a canção desde o nascimento, ao violão, a escrita da letra, até a decisão do tom e do formato, já em estúdio, com a banda. “Isso gerou um carinho, de minha parte, pela música. Foi como se eu a tivesse gerado, de certa forma. Por isso, ela é maior do que se poderia explicar racionalmente, e eu entendo que o caminho da música é esse — ‘Música’ com ‘M’ maiúsculo, neste caso em especial”, ressalta a cantora. 

A música já está disponível em todas as plataformas digitais, gratuitamente. 

Compartilhar: