Aposta do comércio

Aposta do comércio

Setor coloca expectativas em alta para as vendas de Dia das Mães, com a retomada do atendimento presencial, mas ainda há o receio por conta da atual situação financeira das famílias

Tradicionalmente a segunda melhor data do ano em vendas para o comércio, o Dia das Mães, neste ano é a aposta do setor para a consolidação da retomada em Ribeirão Preto, com a volta gradual do atendimento presencial. Já a apreensão dos lojistas está na situação financeira das famílias, prejudica durante a pandemia e que pode refletir nos resultados da data.

“A abertura do comércio para a data do Dia da Mães é vista como positiva para os empresários, mas há um suspense na percepção dos comerciantes de como será o desempenho das vendas esse ano devido a redução do poder de compra dos consumidores”, explica o economista da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Renan Rocha. Mesmo com o receio, a data será relevante tendo em vista o quanto o comércio local de bens não essenciais –o mais beneficiado com o Dia das Mães– sofreu com os impactos do isolamento social.

“Apesar de ser uma data muito importante e que realmente deve impulsionar de certo modo as vendas, uma pesquisa realizada pelo departamento de relações institucionais da Acirp revelou que 47% dos comerciantes esperam ter dificuldades nas vendas devido à queda na renda dos consumidores. Além disso, é interessante citar que 20,3% esperam ter dificuldades devido ao medo das pessoas de se expor por conta da pandemia.”

Período de retração

Como tanto a população quanto os empresários passam por um longo período de retração e restrições orçamentárias, com o fechamento de empresas e o desemprego, há menos recursos circulando na economia, o que deve reduzir o ticket-médio de compras neste ano, segundo o especialista. “Apesar de o novo auxílio emergencial ter sido liberado, ele não deve ser suficiente para manter os patamares de consumo de antes, visto que o valor das parcelas está menor e o grupo de beneficiados, também.”

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ribeirão Preto e Região (CDL), o ticket-médio de presente projetado para o Dia das Mães em Ribeirão é de R$ 100 a R$ 200. “A expectativa é de um crescimento é de cerca de 14% nas vendas para a data na cidade, em relação a 2020, que foi um ano bem diferente para todos. A flexibilização dos horários permite ao comércio um atendimento sem aglomeração, mesmo com restrições de entrada e atendimento. A flexibilização do Plano São Paulo também atendeu aos acordos celebrados entre os sindicatos patronal e laboral em Convenção Coletiva de Trabalho, prevendo esse prazo dilatado nesta data especial e muito importante para o comércio, considerada a segunda data mais importante para as vendas”, afirma o presidente do Sincovarp, Paulo César Garcia Lopes.

Perfil

Ainda segundo o sindicato, os presentes mais procurados deverão ser os de vestuário, perfumes e cosméticos –que têm se tornado campeões de vendas desde o ano passado, segundo Paulo Lopes. “Depois, entram as flores e os chocolates. Cerca de 80% das mães presenteadas são as matriarcas das famílias, seguido por esposas/mães e as sogras”, conta. Ainda segundo o presidente do Sincovarp, na sexta-feira, 7, e no sábado, 8, haverá horário estendido nas lojas do comércio de rua em Ribeirão Preto, até 22h, de acordo com cada lojista.

Segundo o economista Renan Rocha, a data é uma boa oportunidade para lojistas que trabalham com vestuários, calçados, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e utensílios para casa. E apesar do atendimento presencial, o comércio ainda aposta na internet para alavancar as vendas nesta semana. A pesquisa realizada pela Acirp com os empresários locais, que responderam a um questionamento on-line, mostra que 75% das empresas já estão utilizando como estratégia de vendas as redes sociais. “O que é uma alternativa de impulsionamento de vendas durante o período de restrições”, explica o economista.

Observar as tendências do mercado é uma boa alternativa para quem deseja vender, seja no e-commerce ou fisicamente, segundo Amanda Oseki, especialista em marketing da Estácio. "Adotar o marketing de influência nas estratégias e escolher os influenciadores ideais que conversam com a temática dos produtos,  podem trazer mais resultados para a marca, pois, o público tende a experimentar o que viu, devido as fotos e vídeos vistas nas redes sociais, o que despertou um gatilho de querer ter ou presentear alguém com aquele produto.”

Ter ideias inovadoras e estar presente ativamente nas redes sociais também é essencial. “A criatividade é um segredo fundamental para o pequeno empreendedor. Sempre que se aplica a um produto ou serviço algo criativo, a chance de sucesso é garantida. Uma boa ideia, tendo um bom planejamento e logística, pode dar frutos não só para o Dia das Mães, mas também no resto do ano. Então, apostar em uma boa vitrine online, anúncios de redes sociais e influenciadores digitais, tendem a chamar bastante atenção do consumidor e conversão em vendas”, completa a especialista. 
 

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